Como e onde investir dinheiro? Essa é a dúvida da grande maioria das pessoas que querem começar a investir, mas sentem que ainda não têm o conhecimento necessário sobre o tema. Mas, ao contrário do que pode parecer, investir não é algo complicado, e o Mycon está aqui para te ajudar a dar o primeiro passo.
Todas as pessoas que iniciam no mercado dos investimentos têm dúvidas sobre como e onde investir dinheiro e, muitas vezes por medo, acabam optando por opções com rentabilidade baixa, mas que garantem segurança. Isso faz parte do processo, mas não dá para ficar preso apenas nas opções mais simples se você quer, de fato, aumentar os seus lucros, não é mesmo?
Por isso, buscar ajuda e conhecimento sobre como e onde investir dinheiro é fundamental, conhecendo os diferentes produtos oferecidos no mercado financeiro. Continue a leitura e veja como começar a investir de forma inteligente com as dicas do Mycon. Boa leitura!
O que é um investimento?
Antes de saber como e onde investir dinheiro, é necessário que você saiba o que é um investimento. Entende-se por investimento a decisão de aplicar um valor qualquer com a expectativa de geração de lucros, ou seja, investir uma quantia de dinheiro que traga ganhos e aumente o patrimônio final.
Muitas pessoas têm receio de investir pensando que é algo bem complexo e que só é possível fazê-lo aplicando grandes quantias, mas isso não é verdade. Existem diferentes tipos de investimentos que aceitam pequenos aportes iniciais e que já rendem mais que a poupança.
Mas em todos os tipos de investimentos é preciso levar em conta o momento favorável para aplicar o dinheiro e o tempo para ter um bom retorno. Para isso, conhecer os diferentes tipos de investimentos existentes é fundamental. Vamos conhecê-los a seguir? Vem com a gente!
Quais tipos de investimentos existem?
Sabemos que existem muitos tipos de investimentos atualmente no mercado. Então, para facilitar a sua busca por conhecimento, separamos os principais tipos de investimentos financeiros, com uma pequena explicação em cada um deles. Acompanhe:
- Poupança: investimento de renda mensal, sem incidência de Imposto de Renda ou taxas de administração.
- Tesouro Direto: resumidamente, no Tesouro Direto o dinheiro que você aplica é usado pelo Governo Federal para o desenvolvimento do país. Seria como se você emprestasse seu dinheiro e quando ele retorna, no prazo determinado, vem acrescido de um percentual de juros – o rendimento da aplicação.
- Fundos de Renda Fixa: aplicações de renda fixa que captam recursos com venda de cotas e aplicam em investimentos fixos, como CDB, LCI e Tesouro Direto.
- Tesouro Prefixado: investimento com retorno mensal, com conhecimento prévio da remuneração no vencimento, com incidência de IR (Imposto de Renda).
- CDB: O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa emitido pelos bancos. Ele acompanha a taxa de juros e a rentabilidade é diária.
- Tesouro Selic: Título do Tesouro Direto, atrelado à taxa Selic, considerado investimento de risco zero, com rentabilidade mensal.
- LCI: As Letras de Crédito Imobiliário são aplicações financeiras ligadas diretamente ao mercado imobiliário brasileiro.
- LCA: A Letra de Crédito do Agronegócio é um investimento parecido com a LCI, ligada ao impulsionamento do agronegócio.
- LC: As Letras de Câmbio são títulos de renda fixa, oferecidos por sociedades de crédito, investimento e financiamentos, conhecidas também como financeiras.
- Debêntures: São títulos emitidos por empresas, ou seja, você “empresta” dinheiro para a empresa emissora do título.
- Fundos Imobiliários: são investimentos de renda variável em imóveis, negociados na bolsa de valores e administrados por gestores profissionais.
Dicas de investimentos para iniciantes
Se você quer investir, mas ainda sente uma certa insegurança sobre como e onde aplicar seu dinheiro, saiba que isso é perfeitamente normal. Por isso, para que você inicie sua jornada de investidor com conforto e segurança, os investimentos de renda fixa são os mais indicados.
A seguir, trouxemos alguns dos principais investimentos para iniciantes. Veja:
Tesouro Selic
É o investimento mais procurado de renda fixa e permite que você comece com valores bem baixos. Aqui, como já citamos, o investidor “empresta” dinheiro ao Governo Federal, que o usará em projetos de melhorias para o país. Como retorno, o investidor recebe o investimento corrigido pela taxa Selic.
Este é um investimento de liquidez diária, o que significa que é possível resgatar o dinheiro na hora que quiser ou precisar, sem perder um centavo nesse processo. Dessa forma, é uma excelente opção para criar um fundo de reserva emergencial, por exemplo.
Tesouro IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor
É um investimento no qual o rendimento sempre acontece acima da inflação, mas precisa ser mantido até uma data de vencimento pré-estipulada. Por isso, ele é um investimento mais indicado para quem deseja acumular patrimônio e não retirá-lo a curto prazo.
CDB
Certificado de Depósito Bancário é um título de renda fixa nominativo emitido pelos bancos e caixas econômicas que tem como função captar dinheiro e financiar suas atividades. Em troca desse “empréstimo”, o dinheiro será devolvido acrescido de juros de acordo com o contrato inicial e sem incidência no imposto de renda.
Aplicar em CDB significa ter maior rendimento que a poupança e ainda garantir flexibilidade de liquidez para metas de curto prazo, como uma viagem de férias, ou liquidez a longo prazo, como a compra de um veículo próprio.
LCI – Letras de Câmbio Imobiliário e LCA – Letras de Câmbio do Agronegócio
São títulos com emissão feita por uma instituição financeira. As duas aplicações são isentas de Imposto de Renda para pessoas físicas, tornando-as atraentes para os iniciantes em investimentos. Geralmente, os prazos de vencimento das LCI e LCA são maiores do que os dos CDBs, no entanto, por não terem incidência em IR, a liquidez pode ser maior. É um investimento com baixo risco e é garantido pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito.
Como começar a investir com pouco dinheiro?
Mas, afinal, como começar a investir? Se você pensa que investir é somente para quem tem muito dinheiro, saiba que isso não é verdade! Investir qualquer valor é melhor do que não começar nunca a construir patrimônio, por isso, se você tem qualquer quantia sobrando, comece com opções acessíveis que aceitam de R$10 a R$30 como investimento inicial.
Veja alguns investimentos em que você pode investir pouco dinheiro:
- Tesouro Direto:
- CDBs com liquidez diária;
- LCI e LCA;
- Fundos de Investimentos.
Mas não basta só saber como e onde investir dinheiro, mesmo que seja pouco neste início. É preciso também que você aprenda sobre educação financeira, ou seja, que entenda o universo do dinheiro, como você lida com ele e como utilizar as ferramentas existentes para fazê-lo render e multiplicar. Essa atitude faz com que a mentalidade mude em benefício dos ganhos financeiros e da boa administração deles.
Assim, o primeiro passo é fazer um planejamento financeiro que engloba tudo o que você ganha (salários e renda extra) e tudo o que você gasta (despesas fixas e variáveis). Fazendo isso, você saberá o quanto pode investir sem comprometer seu orçamento mensal e conseguirá definir melhor os seus objetivos financeiros.
Aplicando a educação financeira e conhecendo as possibilidades de investimentos do mercado, você vai criando segurança para investir e, quando perceber, já terá uma rotina de investimento estabelecida.
Como e onde investir dinheiro?
Agora vamos ser mais práticos: como e onde investir dinheiro hoje em dia? De acordo com os investimentos que trouxemos ao longo deste conteúdo, a escolha do melhor investimento deve ser o que melhor atenda ao seu planejamento e objetivos financeiros. Mas lembre-se de diversificar seus investimentos, essa é uma estratégia que, além de diminuir risco, aumenta as chances de obter retornos maiores.
Com isso, você pode, por exemplo, investir em imóveis. O consórcio de imóveis é uma modalidade de investimento muito segura e barata, e muita gente já construiu patrimônio e garantiu o futuro através da compra de imóveis, seja para vender ou alugar.
O grande diferencial do investimento em imóveis no consórcio, além da isenção de juros, é que não precisa dar entrada, basta escolher o valor total do imóvel que deseja adquirir e as parcelas que cabem no seu bolso, acrescidas de uma taxa administrativa, de acordo com o plano escolhido.
Quer saber mais sobre como investir em imóveis no consórcio? Continue a leitura!
Qual é a melhor forma de investir dinheiro?
Se você quer saber como e onde investir dinheiro e tem como foco os imóveis, nossa resposta é: consórcio imobiliário. O consórcio é uma modalidade de poupança coletiva, na qual você aplica seu dinheiro mensalmente de forma fácil e segura, sem nunca perder dinheiro, já que é feita a correção necessária para que, no momento da contemplação, o valor seja suficiente para a compra do bem escolhido.
No consórcio você pode investir o seu dinheiro para adquirir carros, imóveis, motos e até mesmo contratar serviços, como viagens, estudos e procedimentos estéticos. Você contrata o consórcio que desejar, escolhe o valor da carta de crédito junto com o melhor plano de pagamento e paga parcelas mensais, que não contêm juros, apenas uma taxa de administração.
Assim que inicia o contrato, você já participa das assembleias mensais de contemplação e pode ser sorteado ou dar lances para conquistar a sua carta de crédito. Se você achou interessante o consórcio como investimento, venha conhecer o Mycon e veja as vantagens que ele oferece a seguir!
Conheça o Mycon
Quer investir seu dinheiro em um consórcio? Então vem pro Mycon, o consórcio com a taxa de administração mais barata do Brasil, pode comparar! Essa é uma opção muito mais barata do que financiamento e pode ser uma ferramenta muito eficaz para construção do seu patrimônio.
O Mycon é 100% digital e você acompanha todo o processo, da compra do plano do consórcio até a contemplação, pela palma da sua mão, de onde estiver. E, claro, você pode sempre contar com um time de especialistas para tirar dúvidas.
E agora, já se sente mais seguro em relação a como e onde investir dinheiro? Se você gostou do nosso conteúdo, continue atento ao blog do Mycon, cheio de dicas de investimentos para iniciantes. E não deixe de fazer uma simulação do consórcio no Mycon para ver como o seu dinheiro pode, sim, te ajudar a chegar mais longe.