Simular um consórcio de veículos é, na verdade, bem simples. Porém, já que se trata da realização de um sonho, nesse caso, a aquisição de um automóvel, moto, entre outros, é importante não errar e tomar a melhor decisão. Por isso, no conteúdo de hoje, vamos te mostrar 6 coisas para você prestar atenção na simulação de consórcio de veículos.
Continue acompanhando a leitura e aprenda tudo o que você precisa saber para adquirir um veículo através do consórcio. Com nossas dicas, você estará preparado para obter resultados confiáveis na sua simulação de consórcio de veículos. Vamos lá? Boa leitura!
Afinal, como funciona o consórcio de veículos
Vamos começar do início, te explicando como funciona o consórcio de veículos. O consórcio é a reunião de pessoas, que formam um grupo com interesse comum na aquisição de um bem. Cada integrante paga, mensalmente, sua parcela referente ao bem adquirido e pode ser contemplado por sorteios ou lances. A administradora de consórcio fica responsável pela administração dos pagamentos mensais, bem como a realização desses sorteios e lances.
Neste conteúdo vamos falar mais em detalhes especificamente sobre o consórcio de veículos. Acompanhe:
Como funciona o consórcio de carros?
Neste grupo, o interesse comum é pela compra de um carro. O consórcio é uma modalidade de financiamento, com características específicas e se diferencia do financiamento comum, como por exemplo, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC).
O consórcio de carros funciona como uma poupança comum para a compra de um carro. Mensalmente, cada membro do grupo paga a sua parcela livre de juros, referente ao valor do carro escolhido e, um ou mais integrantes são contemplados com a carta de crédito para a compra do carro.
Mas quem faz tudo isso? A administradora do consórcio. Ela é uma empresa especializada em gestão de consórcios, e deve ser sempre autorizada pelo Banco Central. Ela vai administrar a elaboração e assinatura do contrato, recebimento das parcelas, os sorteios e lances, além das inadimplências, assembleias e a entrega da carta de crédito. Para isso, os consorciados pagam uma taxa de administração que é diluída nas parcelas.
O tempo de contrato com o consórcio depende dos planos oferecidos pela administradora e do grupo que você entra. Você pode fazer um consórcio para carros novos, seminovos e usados (desde que este tenha 5 anos de uso). Entendeu agora como funciona o consórcio de carros?
Como funciona o consórcio de motos
Se o seu sonho é comprar uma moto, esta modalidade também é bastante utilizada. O consórcio de motocicleta funciona basicamente da mesma forma que o consórcio de carros. Gerido por uma administradora de consórcios, o grupo estipula o valor da carta de crédito para a compra da moto.
Os consorciados realizam contribuições mensais, pagando uma parcela sem juros, que formará uma poupança comum. Assim, o consórcio funciona como um autofinanciamento. No consórcio de motocicleta, a contemplação também se dá através de sorteios e lances mensais. A duração será estipulada em contrato de acordo com a arrecadação do valor para a compra da moto.
E como funciona a carta de crédito para veículos novos e usados?
Na verdade, a carta de crédito é o valor do bem que você deseja adquirir, seja ele novo, seminovo ou usado. Esse valor é definido em contrato, e o montante escolhido na contratação do consórcio de veículos será o mesmo que você receberá na carta de crédito, assim que for contemplado.
De posse da carta de crédito, após ser sorteado ou ter dado um lance vencedor, você já pode comprar seu veículo. A carta de crédito pode ser utilizada da maneira que lhe for mais conveniente, tudo vai depender da situação em que você se encontra no momento.
Assim, se você inicialmente escolheu o valor referente a um carro novo, e na época da contemplação decidir que é melhor comprar um usado, não há problemas. Nesses casos, aproveitar o restante da sua carta de crédito para apostar em alguns acessórios úteis é uma boa estratégia.
6 dicas para não errar na simulação de consórcio de veículos
Você deseja comprar seu veículo através de um consórcio, mas ainda tem dúvidas sobre condições e valores? É justamente para isso que existe a simulação de consórcio de veículos. O simulador tem como finalidade demonstrar o funcionamento do consórcio, ajudando o contratante a entender quanto seria o investimento nessa modalidade de compra.
Através da simulação de consórcio de veículos, é possível conhecer o passo a passo de tudo o que será necessário para a contratação do consórcio, e se programar para assumir esse compromisso. O simulador de consórcio permite que a pessoa analise antecipadamente as possibilidades de crédito e pagamento, e ajuste os planos disponíveis ao seu orçamento. E o melhor: a simulação pode ser feita em casa mesmo, pela internet.
Apesar de muito simples, é preciso se atentar a alguns pontos na hora de fazer a simulação de consórcio de veículos. Para isso, o Mycon preparou uma lista com as 6 coisas que você precisa se atentar na hora de simular. Veja:
Dica #1: Atente-se ao prazo do grupo
O prazo é o tempo que cada participante do grupo terá para pagar o crédito contratado. Também é o tempo que ele terá para utilizar esse valor, após contemplação por sorteio ou lance. O grupo pode conter dezenas ou centenas de participantes. A partir da sua formação, a administradora já faz uma projeção do seu encerramento, levando em conta o prazo de pagamento das parcelas de cada integrante.
Dica #2: Veja os limites da categoria
Cada categoria possui o mínimo e o máximo de mensalidade. Esses limites variam de acordo com a categoria do consórcio. Assim, na compra de um veículo, existe um valor mínimo e máximo de carta de crédito, e também uma quantidade mínima e máxima de parcelas que se pode pagar.
Dica #3: Avalie a carta de crédito e lances
Na simulação de consórcio de veículos, é importante avaliar se a carta de crédito será suficiente para comprar o veículo ao final do contrato, caso o cotista não possa dar nenhum lance durante a vigência do contrato. Isso tem a ver com a volatilidade dos preços dos automóveis, principalmente.
Dica #4: Estude o valor da parcela
Durante a simulação, lembre-se que é recomendável que o valor da parcela do consórcio seja de, no máximo, 30% da renda mensal do cotista. Por isso, durante a simulação, opte por valores próximos a essa faixa, e cuidado para não comprometer muito da sua renda.
Dica #5: Avalie o prazo escolhido
Outro ponto muito importante de prestar atenção durante a simulação de consórcio de veículo é em relação ao prazo. Avalie se o tempo de pagamento das parcelas do consórcio estão de acordo com as suas necessidades. Lembre-se que quanto mais longo o consórcio, mais pode demorar para você adquirir o bem, caso não seja sorteado ou não dê lances vencedores.
Dica#6: Veja as regras quanto à mudança de categoria
Em alguns consórcios, depois de escolher e contratar determinado bem, é possível mudar de categoria. Atente-se nesta regra durante a simulação de consórcio de veículos caso essa seja uma possibilidade para você.
Vale a pena fazer consórcio de veículos?
Comprar um veículo é o sonho de muitas pessoas. Mas, pode ser difícil realizá-lo uma vez que os veículos são bens de alto valor. De todas as opções disponíveis para aquisição de veículos (à vista, financiamento, empréstimos), o consórcio é a mais acessível. Sem necessidade de entrada, sem juros nas parcelas, ele é o meio mais viável para esse tipo de aquisição.
Mas, se você ainda não está seguro de que vale a pena fazer consórcio de veículos, veja alguns dos benefícios dessa modalidade:
- Sem entrada
Para participar de um consórcio de automóveis, você não precisa dispor de entrada, como num financiamento. Sua única preocupação é planejar-se para incluir as parcelas no orçamento familiar.
- Menos burocracia
A administradora do consórcio realiza uma análise detalhada do perfil do participante, para evitar riscos de inadimplências, já que prejudica a todo o grupo. No entanto, as exigências são menores em relação às demais modalidades de compra de um veículo.
- Não há juros
No consórcio, não há taxas de juros que elevem o valor das parcelas e do total do veículo. O consórcio cobra somente a taxa de administração para gerir as tarefas do financiamento, e essas são diluídas nas parcelas mensais.
- Flexibilidade nos pagamentos
Os consórcios de veículos sabem que a flexibilidade nos pagamentos é um grande diferencial para o cliente. E ele o faz de forma bem interessante. Você pode utilizar o seu 13º para saldar um determinado número de parcelas, por exemplo. E se você, por qualquer motivo, não puder continuar pagando as prestações, pode transferir o consórcio para outra pessoa.
- Lances no tempo certo
Nenhum consorciado é obrigado a ofertar uma quantia todos os meses para ser contemplado. Os lances podem ser dados de acordo com o orçamento de cada participante. Se você não puder dar nenhum lance, pode apenas pagar as parcelas, e esperar ser contemplado pelo sorteio.
- Direcionamento para poupar dinheiro
Se você já tentou guardar dinheiro para comprar um veículo e nunca conseguiu, com o consórcio isso é possível. Você assume com o grupo esse compromisso através do pagamento mensal das prestações.
- Capital sempre atualizado
Por causa da inflação, depois de algum tempo, seu capital fica desvalorizado e você perde o poder de compra. Para que isso não aconteça, o consórcio reajustará periodicamente as mensalidades. Estas aumentam, mas garantem o poder de compra para todos os participantes, principalmente àqueles que forem contemplados no final da vigência do consórcio.
Viu como fazer um consórcio de veículos vale a pena? Principalmente para quem não possui condições de compra à vista, o consórcio é uma forma mais vantajosa e acessível.
Qual o consórcio mais barato do Brasil? Simule com o Mycon!
A resposta é o Mycon! Sim, temos as menores taxas do Brasil, porque somos um consórcio digital e não temos vendedores, por isso nossa taxa de administração é a mais barata do mercado, a partir de 9,99%. Você paga parcelas mais baixas e o custo final é mais barato. E para que tudo corra bem antes e depois da contratação do seu consórcio, o Mycon tem um time de humanos que fica disponível para atendimento.
Então, que tal realizar uma simulação de consórcio de veículos conosco agora mesmo? Deixe os números falarem! Diante desses pontos de atenção que listamos, você poderá comparar que o consórcio do Mycon é mais vantajoso em relação a valores, prazos e taxas. A gente se garante, temos as melhores condições do Brasil!