Muitas pessoas enfrentam dificuldades quando o assunto é dinheiro. E quando as finanças não vão bem, inevitavelmente a vida pessoal também é afetada. Mas, acredite, às vezes, tudo o que precisamos é de um pouco de organização para recuperar a saúde financeira. E o primeiro passo para isso é entender o que é saúde financeira, e como cuidar da sua, de modo que você tenha mais tranquilidade e equilíbrio nas finanças.
É claro que ganhar mais dinheiro ajuda. Mas, mesmo ganhando rios de dinheiro, é preciso de educação financeira, se não, tudo o que você ganhou poderá ser perdido rapidamente. Por isso, no conteúdo de hoje, a missão do Mycon é te ensinar o que é saúde financeira, mostrar por que ela é tão importante, e te dar dicas de como melhorá-la. Se você está em busca de uma vida financeira estável, leia este artigo. Vamos lá?
O que é saúde financeira?
Mas, afinal, o que é saúde financeira de que tanto estamos falando? Saúde financeira não depende do saldo no banco ou de quanto você ganha, mas sim do controle sobre suas finanças, mantendo-as estáveis. Sendo assim, a saúde financeira pode ser definida como a capacidade que um indivíduo, ou uma família tem de gerenciar seus recursos financeiros, balanceando custos e receitas, gastando de forma consciente e planejando o futuro.
A saúde financeira é o resultado de uma boa educação financeira. É ela quem classifica o estado financeiro atual de um ou mais membros de uma família. Sofrer de forma recorrente com instabilidade financeira, significa que a saúde financeira não vai bem. A única forma de mudar essa situação é investindo em educação e organização financeira, realizando mudanças importantes para prevenção de imprevistos financeiros.
Qual a importância da saúde financeira para minha vida?
Não basta saber o que é saúde financeira, é preciso entender porque esse conceito é tão importante. Ter uma vida financeira estável vai muito além de pagar todas as contas e se ver livre de dívidas. Ela também traz tranquilidade para o dia a dia e possibilidade de realizar planos, concretizando sonhos que antes pareciam impossíveis.
Outra vantagem da saúde financeira é se ver livre do estresse e da ansiedade tão presentes quando vivemos tempos de instabilidade financeira. Essas emoções, quando constantes em nossas vidas, podem gerar problemas físicos e psicológicos que afetam a nossa saúde pessoal. Acredite, é possível se organizar financeiramente, alcançando uma saúde financeira positiva.
Como melhorar de vida financeira?
Para melhorar a saúde financeira é preciso se organizar. Afinal, será necessário ser bastante rígido para cumprir tudo o que é necessário para ter uma vida financeira estável. Para começar, será preciso:
- Eliminar dívidas;
- Cortar gastos desnecessários;
- Acompanhar de perto as finanças;
- Criar uma reserva de emergência;
- Pesquisar sobre investimentos;
- Criar metas financeiras reais.
Calma, não se assuste! Anos e anos de desorganização financeira fazem com que os pontos acima pareçam impossíveis. Mas, para você que busca como mudar de vida financeira, acredite em nós, esse é o caminho. Continue acompanhando o conteúdo porque vamos te mostrar como ter uma boa educação financeira é capaz de mudar a sua situação.
Como planejamento financeiro pode transformar meus sonhos em realidade?
O planejamento financeiro consiste em uma série de medidas que são tomadas para manter uma boa saúde financeira. É com base nesse planejamento que todas as decisões financeiras são tomadas, sejam elas de curto ou longo prazo. O planejamento financeiro é uma ferramenta para tirar seus sonhos do papel e viver o dia a dia com mais tranquilidade. Já imaginou saber exatamente quanto você pode gastar e parar de tomar sustos todo mês?
O primeiro passo para um planejamento financeiro é organizar suas contas pessoais. Sem saber exatamente quanto você ganha e quanto você gasta, fica impossível entender se essa conta está fechando, ou se você precisa controlar seus gastos ou, até mesmo, ir atrás de uma renda extra. Com uma planilha simples, liste todos os seus gastos, fixos e variados, e também quanto você ganha por mês.
Mesmo que essa conta feche, ou seja, o valor recebido seja maior do que o gasto, é importante verificar se existem gastos em excesso que podem ser cortados, e quanto do seu dinheiro está disponível para investir em reservas de emergências e, claro, na conquista dos seus sonhos. Por isso, define muito bem seus objetivos: comprar um carro? Uma casa? Fazer uma viagem? Com um valor em mente, trace metas realistas de quanto você conseguirá poupar por mês para realização desse sonho.
Viu como planejamento financeiro pode transformar seus sonhos em realidade? Tendo controle e sabendo administrar, você faz com que o seu dinheiro trabalhe para você, tirando sonhos do papel e garantindo o necessário para uma rotina tranquila.
Como contornar imprevistos?
Nunca sabemos quando uma emergência vai acontecer, não é mesmo? E quando falamos de emergências, são desde as mais simples como um eletrodoméstico que precisa ser trocado, até as mais complexas, como a perda de um emprego. Por isso, ter uma reserva emergencial é fundamental e deve ser o primeiro passo rumo à saúde financeira positiva.
A recomendação é que a reserva de emergência tenha um valor total que equivalha a 6 meses de gastos da família. Dessa forma, todas as contas estarão cobertas por meio ano. E claro, apesar de ser óbvio, é importante ressaltar que esse dinheiro só deve ser utilizado exclusivamente em caso de imprevistos, certo?
Para montar a sua reserva de emergência, você terá que definir um valor mensal a ser poupado. Mesmo que pequeno, comece ainda esse mês a reservar um valor para esse fim. Coloque no seu planejamento financeiro esse item como obrigatório, assim como a sua conta de aluguel, ou luz, por exemplo. Procure guardar esse montante em investimentos de baixo risco e com rápido acesso, ok?
3 dicas de como ter uma boa educação financeira
Bom, agora que você já sabe o que é saúde financeira e conheceu algumas formas de como se livrar da instabilidade financeira, viemos trazer 3 dicas de educação financeira que farão toda a diferença nesse processo. A educação financeira deve ser encarada como qualquer outro aprendizado fundamental na vida de qualquer ser humano, afinal, é ela quem te ensina como lidar com dinheiro de forma mais eficiente. Acompanhe:
1. Gestão de gastos
O primeiro passo de como ter uma boa educação financeira é fazendo a gestão de gastos. E essa atividade não acontece apenas uma vez. Mensalmente é preciso organizar em uma planilha, caderno ou aplicativo, os seus gastos mensais, quanto você recebeu e os investimentos. Só dessa forma é possível acompanhar, mês a mês, se o planejamento feito está sendo seguido, e as metas estão sendo alcançadas.
2. Economia
Não tem como saber o que é saúde financeira e, na hora, não relacionar a economias. Pequenos sacrifícios valerão a pena, e você verá que alguns dos seus gastos não são tão essenciais quanto você imaginava. Dividindo os seus gastos por categoria, será possível identificar com quais “temas” você gasta mais dinheiro: comida, lazer, compras? Todo fim de mês é uma nova oportunidade de enxergar o que pode ser economizado.
3. Renda extra
Mesmo com todo controle e esforço, pode ser difícil alcançar uma boa saúde financeira, dependendo da renda que você tem por mês. A saída para esse problema é ir em busca de renda extra, utilizando o tempo livre para trazer mais dinheiro e complementar a sua renda. As possibilidades de renda extra são muitas. Vender doces e salgados para fora, dar aulas particulares e fazer bicos são algumas opções.
Mas, você sabia que é possível conseguir renda extra trabalhando 100% online? Sim! Você pode vender produtos e serviços na internet através de programas de afiliados. Você não precisa ter nenhum produto ou serviço seu para vender, basta indicar os de alguma empresa de sua confiança e, a cada venda feita, você ganha uma comissão. O que acha dessa ideia?
Participe do Programa de Afiliados do Mycon
Existem muitos programas de afiliado, e é claro que o Mycon também tem o dele. Afinal, além de te mostrar o que é saúde financeira, queremos contribuir para que você tenha uma vida financeira estável. Para isso, criamos o MyAfiliados. Nele, você ganha dinheiro promovendo
o consórcio mais barato do Brasil, e ainda ajuda a realizar o sonho de diversos brasileiros de conquistar sua casa ou carro próprio!
Com o nosso programa de afiliados, a cada cota de consórcio que você vender, você ganha 1% de comissão. Quer um exemplo? Se você vender um consórcio imobiliário no valor de R$200.000, sua comissão será de R$2.000. Demais, né? E no Mycon você pode confiar! Somos o primeiro consórcio 100% digital do Brasil. Descomplicamos a compra de uma casa própria ou carro novo, através de uma compra facilitada, sem intermediários, e com a menor taxa do país.
Quer ser nosso afiliado? Então, agora que você já sabe o que é saúde financeira, corra atrás da sua! Faça o seu cadastro no Programa de Afiliados Mycon e aceite os termos do programa. Você receberá um link exclusivo e, através dele, fará suas vendas. Use a criatividade e divulgue o seu link para as pessoas. A cada compra realizada através dele, você ganha a comissão.