Ao investirem, a maioria das pessoas buscam não apenas por retorno financeiro, mas também por segurança. Se esse é o seu caso, conhecer os tipos de investimentos em renda fixa é o melhor caminho, já que este é o produto financeiro ideal para quem busca estabilidade.
Se você tem um dinheiro para poupar todos os meses, ou busca por um investimento para guardar sua reserva de emergência, esse conteúdo é para você. A seguir, vamos te mostrar os 3 principais tipos de investimentos em renda fixa, para você escolher o que faz mais sentido para o seu perfil e necessidade. Vamos lá? Acompanhe!
O que é renda fixa?
Renda fixa é uma modalidade de investimentos na qual o cálculo da remuneração é definido e conhecido no momento da contratação. Como exemplo prático podemos citar a contratação de um título com juros fixados em 6% e de rentabilidade anual. No final do contrato de 12 meses a remuneração será a que foi combinada: 6%.
Diferença entre renda fixa e renda variável
Mas, afinal, qual é a diferença entre renda fixa e renda variável? Como comentamos anteriormente, o investimento em renda fixa é o investimento que oferece remuneração final previsível e pré-fixada. Esse tipo de investimento oferece menos riscos, já que o investidor conhece previamente o quanto vai receber de retorno no final do contrato.
Já a renda variável é uma modalidade de investimentos cuja rentabilidade final não pode ser prevista com exatidão. Eles dependem de outros fatores de mercado, como o desempenho do investimento em que o dinheiro será aplicado, condições econômicas, entre outros. Por ser mais arriscada, pode oferecer uma boa margem de retorno ou perdas significativas.
Vantagens e desvantagens da renda fixa
Investir em renda fixa oferece vantagens e desvantagens, assim como todos os demais tipos de investimento. Conhecer exatamente quais são essas vantagens e desvantagens da renda fixa te ajudará a tomar melhores decisões. Veja:
Vantagens da renda fixa
- Previsibilidade e segurança
Uma das maiores vantagens de investir em diferentes tipos de investimentos em renda fixa é a previsibilidade e segurança. O investidor que opta por essa modalidade de investimento conhece previamente o valor do retorno, uma vez que este é prefixado.
Dessa forma, esse investimento apresenta menor índice de riscos, visto que a remuneração final já é conhecida. Outro indicativo de segurança é que os títulos de renda fixa são emitidos pelo governo e oferecem menor chance de inadimplência.
- Variedade de produtos
Essa também é outra vantagem do investimento em renda fixa, pois cada produto apresenta características bem particulares. Isso facilita a diversificação da carteira de investimentos, permitindo que o investidor possa escolher diferentes prazos e taxas de retorno.
- Liquidez
É um ponto positivo principalmente em investimentos em títulos públicos, que podem ser resgatados antes do vencimento.
Desvantagens da renda fixa
- Retorno: o retorno dos investimentos em renda fixa são menores do que os de renda variável e muitos podem ficar até mesmo abaixo da inflação.
- Tributação: a tributação pode afetar a rentabilidade, principalmente nos investimentos de curto prazo.
- Taxas de juros: em períodos de queda de juros, o rendimento dos investimentos em renda fixa podem atrair menos investidores.
- Investimento inicial: mesmo com grande diversidade de produtos, alguns investimentos em renda fixa exigem aplicações iniciais com valores mais elevados, o que pode dificultar o acesso de pequenos investidores.
O que é fundo de renda fixa?
Para investir em renda fixa, você pode fazê-lo individualmente ou participar de um fundo de renda fixa. Mas o que é fundo de renda fixa? O fundo de renda fixa é um fundo que atua de maneira coletiva, calculando o investimento de recursos a partir da aquisição de cotas de participação pelo investidor.
O fundo é lançado no mercado com regras preestabelecidas: prazo de duração, taxa mínima esperada como retorno e outros detalhes. Os investidores adquirem cotas do fundo, que representam uma pequena fração do capital do produto financeiro. O preço de cada cota é variável de acordo com os resultados alcançados pelo fundo e suas variações de capital.
Podemos dizer que o fundo de investimento em renda fixa é um fundo cuja carteira é composta essencialmente por tipos de investimentos em renda fixa. Um gestor profissional administra os recursos da venda das cotas, toma as decisões de alocação e executa as operações de acordo com as estratégias definidas.
Tipos de investimentos em renda fixa
Podemos separar os tipos de investimentos em renda fixa em três grupos: prefixados, pós-fixados e pós-fixados indexados à inflação, chamados de híbridos. Em todos esses grupos, o rendimento de cada título é fixado e estabelecido no momento da aplicação, assim como o prazo de vencimento do contrato.
Os grupos se diferenciam pela referência no cálculo dos juros, que pode aplicar uma taxa fixa, um indexador (como IPCA ou Selic) ou combinar os dois. Veja a seguir mais detalhes sobre os tipos de investimentos em renda fixa:
1. Prefixados
Os títulos de renda fixa prefixados são títulos cuja taxa de retorno anual são constantes, ou seja, o rendimento é fixo e não se altera com as condições econômicas. Como exemplo podemos citar um CDB prefixado com juros de 8%a.a. Essa será a taxa até o final do vencimento do título.
Veja algumas opções de investimento em renda fixa prefixados:
- CDB – Certificados de Depósito Bancário;
- Títulos do Tesouro Direto;
- LCI – Letra de Câmbio Imobiliário;
- LCA- Letra de Crédito do Agronegócio;
- CRA – Certificados de Recebíveis do Agronegócio;
- CRI – Certificado de Recebíveis Imobiliários;
- LC – Letra de Câmbio;
- LF – Letra Financeira.
2. Pós-fixados
Os títulos de renda fixa pós-fixados têm como rentabilidade um índice econômico predefinido. O mais utilizado é o CDI, mas podem ser usados outros, fazendo com que a rentabilidade do investimento seja definida somente no vencimento do título.
Veja algumas opções de investimento em renda fixa pós-fixado:
- Tesouro Selic: título com rendimento atrelado à Taxa Selic;
- CDB pós-fixado: título com rendimento atrelado ao CDI;
- LCI e LCA pós-fixadas: títulos geralmente atrelados ao CDI;
- Debêntures pós-fixadas: títulos com rentabilidade atrelada a um indicador, como o CDI.
3. Híbridos
Os títulos de renda fixa híbridos são aqueles que apresentam rentabilidade atrelada a uma taxa prefixada somada a um índice escolhido pelo emissor. Por exemplo, 6% (pré-fixado) + IPCA.
Veja algumas opções de investimento em renda fixa híbrido:
- Tesouro IPCA+;
- CDBs híbridos;
- LCIs híbridas;
- LCAs híbridas;
- Debêntures híbridas.
Qual o melhor investimento de renda fixa?
Qual é o melhor investimento de renda fixa? Essa não é uma resposta fácil de se dar, visto que tudo depende do universo financeiro, do seu perfil de investidor e dos objetivos com o dinheiro investido. Antes de tudo, conhecer o seu perfil de investidor é muito importante para escolher a melhor opção entre os diferentes tipos de investimentos em renda fixa.
Alguns tipos de investimentos em renda fixa oferecem melhor desempenho no curto prazo, como títulos do Tesouro Direto e CDB. Outros tipos, como CRI e CRA, podem oferecer maiores riscos, mas são opções mais rentáveis e com isenção de impostos.
Outro fator importante na hora de escolher o melhor investimento de renda fixa é o vencimento do título. Assim, dependendo do seu objetivo, a liquidez faz toda diferença. Por exemplo, para criar uma reserva de emergência, o ideal é optar por liquidez diária.
Qual a melhor maneira de investir dinheiro?
Para responder qual é a melhor maneira de investir dinheiro é preciso considerar três fatores:
- perfil do investidor, que vai indicar a tolerância aos riscos do mercado (conservador, moderado e agressivo);
- objetivos financeiros, que indicam o tempo mínimo ou máximo que você pode deixar seu dinheiro aplicado;
- diversificação da carteira de investimentos, que minimiza os riscos porque considera diferentes tipos de investimentos com diferentes níveis de risco.
Com esses fatores bem claros, a escolha do melhor investimento torna-se mais fácil, e você pode optar por investimentos mais seguros, mais arrojados ou um mix entre eles.
Agora, se você tem um objetivo traçado, como comprar um imóvel ou um carro, por exemplo, precisamos falar sobre o consórcio, uma boa opção de investimento para você que sempre sonhou com aquisição de um bem.
O consórcio é um investimento seguro e é a opção ideal para quem quer ampliar o seu patrimônio, lucrar a médio e longo prazo ou adquirir um bem ou serviço sem precisar fazer o seu pagamento à vista ou se comprometer com os altos juros do financiamento.
O consórcio também é um excelente investimento para melhorar a sua disciplina financeira. Pagando o valor das parcelas mensalmente, você poupa seu dinheiro e aprende a esperar a concretização de seus planos.
Simule seu consórcio Mycon e invista em um imóvel
Se você gostou das nossas dicas sobre os tipos de investimentos em renda fixa, e também ficou interessado em investir seu dinheiro em um consórcio, venha conhecer o Mycon. No Mycon, você investe o seu dinheiro na realização do seu sonho e garante o menor preço para esse tipo de aquisição.
O Mycon é um consórcio 100% digital e oferece planos que se encaixam no seu orçamento. As mensalidades do Mycon não possuem juros e você não precisa dar nenhum valor como entrada – deve apenas pagar mensalmente suas parcelas, que já contam com uma taxa administrativa para gerenciamento do fundo coletivo do consórcio.
Acesse o nosso site agora mesmo, faça uma simulação de consórcio imobiliário e invista com muita segurança em um imóvel. E não deixe de continuar acompanhando o blog do Mycon! Por aqui você conhece não só os tipos de investimentos em renda fixa, mas outras opções para completar a sua carteira e ter cada vez mais rendimentos.