Segundo a Associação Brasileira de Incorporadora Imobiliárias (ABRAINC), investir em imóveis é uma modalidade mais vantajosa em comparação com outras aplicações financeiras no Brasil. Dessa forma, o mercado imobiliário tem sido alvo da atenção de muitos investidores, e não é de hoje. Historicamente, o investimento em imóveis é um dos mais procurados no mercado. Muitas pessoas investem nesse setor há gerações, tanto para aumentar a renda como para sobreviver deles, criando ou expandindo seu patrimônio.
Porém, mesmo assim, muitos ainda se perguntam se investir em imóveis é uma boa estratégia. Você também tem essa dúvida? Então, você está no lugar certo. Para aproveitar oportunidades de maneira segura e rentável, é preciso conhecer bem esse segmento. Afinal, comprar um imovel é um negócio de alto valor, que precisa ser bem programado e planejado.
Nesse conteúdo, o Mycon vai te mostrar o funcionamento do mercado de imóveis, suas dinâmicas e como investir em imóveis de forma prática, segura e barata. Boa leitura!
Investimento imobiliário vale a pena?
Sim, investimento imobiliário vale a pena. Mas, é preciso conhecer as particularidades e os mecanismos do setor imobiliário. Como estratégia, é preciso alternar aplicações conservadoras e ousadas, sempre tendo em mente que, comprar um imóvel implica na utilização de um alto valor e, por isso, é necessário planejamento para que o retorno do investimento seja positivo.
Alguns pontos fundamentais no investimento imobiliário devem ser levados em conta, como localização e conservação do imóvel, infraestrutura local, entre outros, para poder chegar a um preço justo. Outro fator relevante é que, um imóvel usado, mesmo em mau estado, pode ser uma excelente opção de investimento. Às vezes, uma pequena reforma, ou adaptação já serão o bastante para apresentar ótimos resultados.
Exemplos de investimentos rentáveis
Investir em imóveis sempre traz lucro, nunca se perde dinheiro. Mas, dependendo dos seus objetivos, o direcionamento pode ser para imóveis que atendam essa expectativa. Veja as possibilidades de investimentos rentáveis com imóveis:
- Locação de um imóvel
Atualmente, as pessoas buscam praticidade e otimização de tempo. Por isso, a procura por imóveis residenciais menores aumentou, como studios, lofts e apartamentos de 1 dormitório, e comerciais, como salas ou lojas.
Esses tipos de imóveis apresentam maior rentabilidade, pois o valor do aluguel é mais alto se comparado aos imóveis maiores. Além disso, o período sem alugar é menor. São imóveis mais fáceis de vender e gerir a locação, demanda menos custos e você pode terceirizar todo o processo.
- Investir em imóveis na planta ou usados para vender
Adquirir um imóvel na planta pode representar uma economia de até 30% do valor do imóvel pronto. Assim, você pode vendê-lo pelo valor do mercado quando estiver pronto ou na fase de acabamento. Outro investimento rentável é a aquisição de imóvel usado. Nesse caso, seu valor pode ser menor do que o real e depois de uma reforma, o investidor pode vendê-lo pelo valor de mercado.
- Não quer um imóvel físico
Não quer se preocupar em alugar ou vender imóvel físico? Tudo bem, você pode investir em Fundos de investimento imobiliário (FIIs). Neles, os investidores compram cotas de carteiras de imóveis diversos e recebem parte dos lucros desses empreendimentos.
Por que investir em imóveis?
Investir em imóveis é um negócio que se mostra estável ao longo dos anos e, por isso, é considerado um dos investimentos mais tradicionais e lucrativos do mercado financeiro. Muitos são os porquês para se investir em imóveis. Vamos conhecer os principais.
- Renda passiva vitalícia: A procura de moradia cresce cada vez mais, e as pessoas sempre buscam imóveis para alugar, seja para moradia ou trabalho. Para isso, saiba escolher com sabedoria um imóvel para investir. Pesquise a área e o tipo de pessoas que possam se interessar por ele.
- Diversificação nos investimentos: investir em imóveis representa menos riscos porque são um porto seguro para o capital dos investidores. Além disso, se houver necessidade de dinheiro, é possível vender o imóvel pela quantia avaliada.
- Investimento seguro: por valorizarem ao longo do tempo, os imóveis são investimentos altamente seguros. Mesmo nas crises financeiras do mercado imobiliários, os imóveis acabam recuperando o seu valor. Além disso, é um patrimônio físico, garantido pela constituição, ou seja, é um bem durável.
- Os imóveis são protegidos da inflação: todas as transações no mercado imobiliário, valor das parcelas de um financiamento, valor de aluguel e outros pagamentos, são atualizados pelo Índice Nacional de Construção Civil (INCC). Esse índice mede os preços do setor da construção civil. Assim, investir em imóveis é uma estratégia direta de proteção do poder de compra do seu dinheiro.
Como investir no mercado imobiliário?
Para investir no mercado imobiliário há basicamente duas formas: investimento em imóveis físicos e títulos imobiliários. Há uma diferença entre elas, que é bem significativa, quando se pensa em como transformar o investimento em dinheiro. Vamos entender como funciona cada uma dessas formas de como investir em imóveis.
- Investimento em imóvel físico
Aqui, o investidor compra um imóvel com o objetivo de lucrar com ele. Dessa forma, ele pode ter o imóvel para alugar e obter uma renda extra, reformar ou melhorar o imóvel para vendê-lo, ou simplesmente para aumentar o patrimônio.
Quando a intenção é alugar, é preciso pensar nos períodos de desocupação, ou seja, não haverá renda. Também é possível escolher entre aluguel padrão ou short stay – como através da plataforma Airbnb, que tem se mostrado cada vez mais lucrativa. Para a venda, precisa-se pensar no tempo que demora para isso acontecer e no preço, que às vezes pode não ser o planejado.
- Investir em fundos de investimento imobiliários
Essa forma é boa opção para quem, mesmo sem tanto dinheiro, quer aproveitar as vantagens desse mercado. Através dele, o investidor tem um retorno recorrente sem ter que comprar um imóvel. Segundo suas regras, os fundos imobiliários precisam pagar pelo menos 95% dos lucros a cada seis meses, aos cotistas. Porém, a grande maioria faz esse pagamento mensalmente, por isso o interesse nesse tipo de investimento é bem grande.
Dessa forma, pensar em todos esses fatores é muito importante antes de decidir sobre o tipo de investimento que se vai fazer. Mas, existe uma outra forma de investir em imóveis: através do consórcio imobiliário. Ele é especialmente indicado para o investidor que não possui todo o montante para adquirir um imóvel. Com o consórcio, pode-se fugir dos juros e da entrada, que são obrigatórios nos financiamentos.
Veja a seguir, tudo para você investir em imóveis através do consórcio.
Como comprar um imóvel com pouco dinheiro?
Quer saber como comprar um imóvel com pouco dinheiro? Bom, vamos lá! Ao comprar imóvel, é possível fazê-lo através da compra direto com o proprietário, optar por um imóvel na planta, financiamento, por permuta ou por consórcio. Todas essas alternativas tem suas particularidades e atendem o investidor que precisa ou quer investir em imóveis com pouco dinheiro. Mas, vamos nos ater ao consórcio por um instante.
O consórcio é uma forma de comprar um imóvel com pouco dinheiro. Ele tem muitas vantagens, como parcelas livres de juros e não depende de um valor de entrada. No consórcio você paga apenas uma taxa de administração, que é muito abaixo da incidência de juros. Essa vantagem reduz a inadimplência e o endividamento.
Além disso, o consórcio é uma modalidade de compra descomplicada tanto para a contratação, quanto para a contemplação e finalização do processo. Essas vantagens trazem segurança e agilidade para a aplicação do seu dinheiro.
E as parcelas sempre são ajustadas às suas condições financeiras, o que torna essa modalidade de aquisição muito flexível. Mensalmente, você pode ser contemplado através dos sorteios e ainda, pode dar lances para aumentar as chances de contemplação antes do final do contrato.
Você também pode usar o FGTS para dar lance no consórcio, complementar o valor da carta de crédito do consórcio, pagar parte das parcelas ou quitar o contrato. Se você está pensando em investir em imóveis, mas está com pouco dinheiro, venha para o consórcio Mycon e conheça essa ótima opção para adquirir seu imóvel.
Vale a pena investir em imóveis?
Sim, é claro que vale a pena investir em imóveis. Como já dissemos, esse investimento é uma tradição entre os investidores e não é à toa. Comprar imóvel é uma boa opção de investimento pelo seu potencial de valorização, pela proteção da inflação, fonte de renda extra, investimento seguro e pela diversificação de investimentos. E com o consórcio imobiliário, esse investimento vale muito mais a pena.
Simule seu consórcio
E então conseguimos responder por que investir em imóveis é uma ótima estratégia? Esperamos que sim. Depois de conhecer todas as vantagens e como investir em imóveis, você precisa conhecer o Mycon. Nele, você encontra o plano adequado ao seu orçamento e conquista um imóvel sem que isso pese ao seu bolso.
Entre agora mesmo no site e veja todas as vantagens do consórcio imobiliário do Mycon! Aproveite para simular o seu consórcio e não perca mais tempo. Por aqui, é tudo digital e fácil para que você consiga investir em imóveis o quanto antes.