Você já sabe que, em um consórcio a contemplação é feita através de sorteios e lances, não é mesmo? Mas, se você ainda tem dúvidas sobre o tema, ou ainda não sabe se vale a pena dar lance em consórcio para ser contemplado, o Mycon vai te ajudar.
Que o consórcio é a forma mais segura e planejada para que você adquira ou troque um bem, todos já sabem. Mas, muitas pessoas ainda têm algumas dúvidas sobre os lances em consórcio.
Por isso, neste conteúdo vamos falar tudo sobre os lances: quais os tipos, como acontecem, como fazer o seu e, claro, se realmente vale a pena dar lance em consórcio. Vamos lá?
Como funciona o consórcio?
O consórcio é uma modalidade de compra compartilhada e planejada por uma administradora de consórcio, autorizada pelo Banco Central. Nela, pessoas com interesses comuns se unem em um grupo, para a aquisição de um bem ou serviço.
No consórcio, você escolhe o valor do crédito, o prazo para pagamento e paga parcelas mensais sem juros e sem precisar dar nenhum tipo de entrada. Mensalmente ocorrem as assembleias e, nelas, os valores do crédito são liberados para a compra do bem ou serviço desejado, por meio de sorteio ou lance.
Essa liberação do crédito chama-se contemplação e é neste momento que você recebe a sua carta de crédito e pode adquirir o seu bem ou serviço. A contemplação acontece de duas formas: pelos sorteios ou pelos lances; uma espécie de leilão em que você pode ofertas valores todos os meses.
Mas, quais bens e serviços podem ser adquiridos pelo consórcio? Essa também pode ser uma dúvida de muitas pessoas. Então, acompanhe o próximo tópico, onde falaremos dos tipos de consórcio, e saiba quais sonhos o consórcio te ajuda a realizar.
Tipos de consórcio
Para saber se vale a pena dar lance em consórcio, é preciso saber o que é possível comprar através dessa forma de pagamento. No geral, existem 3 tipos de consórcio:
- Consórcio de veículos: carros e motos;
- Consórcio de imóveis: casas, apartamentos, terrenos, reforma e construção;
- Consórcio de serviços: viagens, estudos, cirurgias, etc.
Como ser contemplado no consórcio?
Mas, afinal, o que é contemplar? Contemplar é dar ao consorciado o direito de retirada da sua carta de crédito. De posse da carta de crédito, a pessoa pode, imediatamente, adquirir o bem ou serviço desejado.
A contemplação como já citamos, se dá de duas formas:
- Sorteios: que são realizados mensalmente, nas assembleias, com todos os consorciados que estejam em dia com as parcelas do consórcio. Esse sorteio é feito com base na Loteria Federal, a extração mais próxima da data do sorteio.
- Lances: eles funcionam como em um leilão, sendo que a oferta mais alta ganha a disputa e o ganhador recebe sua carta de crédito.
Ficou interessado em saber mais sobre os lances no consórcio? Continue a leitura e saiba como funciona o lance no consórcio.
Como funciona o lance no consórcio?
O lance em consórcio é uma forma de obter antecipadamente a cota, ou seja, a contemplação, caso o consorciado não queira depender apenas dos sorteios. Essa forma está prevista em contrato.
O lance é a oferta de determinado valor antecipado, para a obtenção da carta de crédito para a compra do bem que o consorciado deseja. Nas assembleias mensais, os lances podem ser feitos pelos consorciados e, aquele que oferecer o maior valor de lance poderá ser contemplado imediatamente.
É muito importante, avaliar as condições e critérios de lances da sua administradora de consórcio antes de entrar em um consórcio, pois existem diferentes modalidades de lances: os lances fixos e os lances livres, e cada empresa estabelece critérios diferentes.
Vamos conhecer cada tipo de lance? Acompanhe!
- Lance livre: é o tipo mais comum de lance no consórcio. Sem valor pré-estabelecido, qualquer valor pode ser oferecido pelos participantes. Nessa modalidade de lance, o participante define quantas parcelas deseja adiantar o pagamento, ou a porcentagem da carta de crédito que deseja antecipar.
- Lance fixo: nesta forma de lance, é fixado um valor para a participação dos interessados. Ele é determinado pela administradora do consórcio. O percentual varia de administradora para administradora, mas geralmente gira em torno de 10% a 30% do valor da carta de crédito. Como os lances são iguais, o vencedor é definido pelo sorteio entre os participantes. Assim, o resultado se torna mais justo e confiável.
Ainda existe o lance embutido que, diferente dos outros dois, não é uma outra forma de oferta, mas sim de pagamento. Nele, o valor oferecido é pago com um percentual da quantia descrita na própria carta de crédito.
Como dar lance no consórcio?
Você já deve ter observado que dar lance no consórcio pode ser uma opção interessante, principalmente para quem tem capital e quer antecipar a contemplação. Mas, lembre-se que ofertar um lance não garante, necessariamente, que você vai vencer.
Alguns passos precisam ser levados em consideração, como forma de estratégia. Observe: Primeiramente, conhecer qual o tipo de lance utilizado pelo grupo do consórcio. Se o lance for livre, fique atento para poder fazer a melhor oferta. Também é muito importante saber as regras sobre a contemplação por lance.
Algumas vezes, é possível utilizar parte do valor da carta de crédito como pagamento (lance embutido, lembra?). Já em outros, a proposta deve ser feita antes da assembleia, e por vezes, é possível utilizar o FGTS.
Uma coisa é certa: acompanhar as assembleias é vital para ofertar lances. Ao longo da vigência do consórcio, estabelece-se um padrão entre os cotistas vencedores e, assim, ter ciência dos valores ofertados ajuda na consolidação das estratégias.
De maneira geral, para dar um lance no consórcio, basta entrar em contato com a sua administradora antes da assembleia mensal em que pretende apresentar o seu lance, comunicando o valor do seu lance. Caso seja o vencedor, antes de retirar a carta de crédito, você paga o valor do lance à administradora e, depois, é só comprar o bem desejado, mesmo antes de terminar de pagar as parcelas, caso ainda não as tenha quitado.
Vale a pena dar lance em consórcio?
E vamos à pergunta que não quer calar: vale a pena dar lance em consórcio? Lembrando que o lance é uma oferta voluntária que o cotista faz para aumentar suas chances de contemplação, essa decisão vai depender das condições financeiras e objetivos de cada participante.
Como uma estratégia para adquirir seu bem ou serviço antecipadamente, o lance é, sim, uma boa opção. Porém, é preciso que o participante esteja ciente de que estará abrindo mão de uma quantia em dinheiro que poderia ser utilizada para outros fins.
Para saber se vale a pena dar lance em consórcio, pense se você tem dinheiro guardado e precisa, o quanto antes, da sua carta de crédito para realizar um objetivo. Por exemplo, trocar o carro que só tem dado problemas, ou comprar a casa própria para sair do aluguel.
O lance embutido pode ser uma estratégia para os consorciados que querem aumentar as chances de contemplação, mas não dispõem de capital à vista para os lances. Mas, avalie os custos dessa modalidade, uma vez que o valor da carta de crédito será menor.
Lembre-se de que dar ou não lance no consórcio é uma decisão que requer análise criteriosa das finanças, para garantir que essa estratégia esteja alinhada aos seus interesses e possibilidades. Entender como funciona o lance do consórcio não permite apenas que você acelere a sua contemplação, mas sim para saber usá-lo como uma ferramenta que traga vantagens.
Simule seu consórcio no Mycon
O consórcio Mycon é a forma mais barata de comprar uma casa ou um carro no Brasil, sem juros e sem precisar de entrada. Por isso, o sonho da casa própria, do carro novo, da moto ou daquela viagem que está no papel há muito tempo é muito mais acessível com a gente.
Nosso consórcio é digital e não tem vendedores, por isso, tem a menor taxa de administração do mercado, a partir de 9,99%. Os grupos têm até 999 pessoas, no máximo. Isso aumenta as chances de contemplação por sorteio. Por aqui, ainda temos duas modalidades de lances: livre e fixo. Ambos funcionam da mesma forma que os outros consórcios, mas sempre sugerimos usá-las para estratégia de aceleração de contemplação.
Então, agora que você já tirou suas dúvidas e já tem todas as informações para decidir se vale a pena dar lance em consórcio para ser contemplado, visite nosso site e simule o seu sem compromisso. Você vai ver como o Mycon oferece vantagens incomparáveis para realizar os seus sonhos.
Ah, e não deixe de acompanhar o blog do Mycon, combinado? Por aqui, além de discutirmos se vale a pena dar lance em consórcio, você encontra todas as informações sobre essa forma de compra, além de dicas de finanças, investimentos e muito mais. A gente se vê por aqui!