Pensando em investir e ter um dinheirinho a mais no final do mês ou mesmo ter uma segurança maior no futuro? Durante muitos anos, investir significou guardar dinheiro na poupança, pois era uma forma segura de aplicação e a única opção com a maior rentabilidade. Mas, será que essa ainda é a melhor solução ou já existem investimentos que rendem mais?
Bom, atualmente você encontra muitas outras formas de investir com segurança e alta rentabilidade. Mas, se você não sabe quais investimentos são esses, não se preocupe. No conteúdo de hoje, o Mycon vai falar sobre os 7 investimentos que mais rendem para você aplicar seu dinheiro.
Ficou curioso? Acompanhe a leitura e conheça diferentes tipos de investimentos financeiros. Vamos lá?
Como começar a investir?
Não sabe como começar a investir? Fique tranquilo. A gente sabe que em meio a tantos tipos de investimentos financeiros, pode ser difícil tomar uma decisão. Para começar a investir, vamos primeiro quebrar a barreira de que investir é só para ricos. Você precisa saber que existem diferentes tipos de investimentos para cada tipo de perfil de investidor, e um deles fará sentido para a sua realidade.
O primeiro passo é descobrir qual seu perfil de investidor, isso ajudará a identificar os prazos dos seus objetivos e os riscos que está disposto a correr. Existem alternativas de investimentos para todos os bolsos, níveis de conhecimento e tempo de dedicação.
Atualmente, aprender a investir é essencial, então o que acha de começar a investir um valor pequeno, em algum produto que traga ganhos menores? Dessa forma, você não precisa esperar ter uma quantia maior para iniciar seus investimentos. O primeiro passo é o decisivo para gerar ganhos ainda maiores no futuro.
Principais tipos de investimentos financeiros
A seguir, vamos trazer os principais tipos de investimentos financeiros, com uma breve descrição sobre cada um para que você possa ter um panorama geral sobre eles. Acompanhe:
- Poupança: investimento de renda mensal, sem incidência de Imposto de Renda ou taxas de administração.
- Tesouro Direto: de forma simplificada, esse investimento é como emprestar dinheiro ao Governo Federal para que ele invista em nosso país. Como devolução desse “empréstimo”, você recebe o valor emprestado na data combinada adicionado de um percentual de juros, que é o rendimento da aplicação financeira.
- Fundos de Renda Fixa: aplicações de renda fixa que captam recursos com venda de cotas e aplicam em investimentos de renda fixa, como CDB, LCI e Tesouro Direto.
- Tesouro Prefixado: investimento com retorno mensal, que garante que você saiba qual será a remuneração no vencimento, com incidência de IR (Imposto de Renda).
- CDB: O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa emitido pelos bancos. Ele acompanha a taxa de juros, a rentabilidade é diária.
- Tesouro Selic: Título do Tesouro Direto, atrelado à taxa Selic, considerado investimento de risco zero, com rentabilidade mensal.
- LCI: As Letras de Crédito Imobiliário são aplicações financeiras ligadas diretamente ao mercado imobiliário brasileiro.
- LCA: A Letra de Crédito do Agronegócio é um investimento parecido com a LCI, ligada a impulsionar o agronegócio.
- LC: As Letras de Câmbio são títulos de renda fixa, oferecidos por sociedades de crédito, investimento e financiamentos, conhecidas também como financeiras.
- Debêntures: São títulos emitidos por empresas, ou seja, investir em debêntures significa “emprestar” dinheiro para a empresa emissora do título.
- Fundos Imobiliários: são investimentos de renda variável negociados na bolsa de valores e administrados por gestores profissionais.
7 investimentos que mais rendem
Mas, afinal, quais os investimentos que mais rendem? O Mycon vai elencar os 7 investimentos que mais rendem a seguir para você. Confira:
1. CDB
O Certificado de Depósito Bancário é um investimento seguro e garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos. Com ele você aplica seu dinheiro em uma instituição bancária que, por sua vez, com esse valor, custeará a sua atividade-fim, como empréstimos e financiamentos.
A rentabilidade do CDB é definida com base na taxa DI que acompanha a Selic bem de perto.
2. Tesouro Direto
O segundo item na lista de investimentos que mais rendem é o tesouro direto. São títulos emitidos pelo governo federal, que permitem aplicações de baixo valor. Possuem três tipos de títulos públicos:
- Prefixados: com taxa de juros fixa, você já sabe a rentabilidade que terá ao final do prazo. Indicado para objetivos de médio e longo prazo.
- Tesouro Selic: tem sua rentabilidade atrelado à taxa Selic, sendo pós-fixados. Possuem risco menor, é indicado para iniciantes no tesouro direto.
- Tesouro IPCA: rentabilidade de acordo com a inflação, o rendimento é igual à variação da inflação somada a uma taxa prefixada. Indicado para objetivos de longo prazo e para se proteger da inflação.
3. LCI – Letras de Crédito Imobiliário
São títulos de aplicações de renda fixa ligados ao mercado de operações imobiliárias. São isentas de IOF e IR. É um investimento acessível para todos os perfis de investidores e você pode escolher a rentabilidade entre:
- Prefixada: rendimento previsível no momento da aplicação.
- Pós-fixada: rentabilidade atrelada a índices, como o IPCA ou CDI.
- Híbrida: une uma taxa prefixada a um indicador.
4. Debêntures Incentivadas IPCA +
Debêntures incentivadas são títulos que financiam projetos de infraestrutura. Para o investidor elas apresentam vantagens, como isenção de IR. Além disso, investir em debêntures incentivadas IPCA + tem a possibilidade da diversificação e proteção contra a inflação e taxas de rendimentos atrativas em relação a outros investimentos.
Mas, como todo investimento, há as desvantagens como longos prazos para pagamento e o não pagamento por parte da empresa – que pode acontecer.
5. Fundos Imobiliários (Flls)
É um investimento de renda variável e apresenta seus riscos. Os fundos imobiliários direcionam o dinheiro para compra, construção de imóveis, operações, compra de recebíveis ou fundos de papel ou de tijolo.
Quando os imóveis estão prontos, os aluguéis são destinados à rentabilidade para os investidores, que são partilhados mensal ou semestralmente.
6. LCA – Letra de Crédito do Agronegócio
Bem parecida com a LCI, a LCA utiliza o dinheiro investido para financiar recursos para o produtor do setor agrícola. Também como na LCI, há as opções de prefixadas, pós-fixadas e híbridas.
7. Ações
O último item na lista de investimentos que mais rendem são as ações. As ações são papéis que representam uma pequena parte do capital social de uma empresa. Ao investir em ações, o investidor se torna sócio da empresa que emitiu essa ação. Assim, passa a correr os riscos dos negócios junto com a empresa e participa dos lucros ou prejuízos dela.
Para conseguir bons resultados, é preciso saber escolher as ações para investir. Mas, mesmo assim, é preciso saber que perdas podem acontecer, já que o mercado de ações é mais arriscado e seus preços oscilam.
Qual melhor opção de investimento?
Depois de ler tudo sobre os investimentos que mais rendem, você pode estar se perguntando: Qual melhor opção de investimento?
Segundo especialistas, o cenário brasileiro apresenta uma retomada de crescimento. Contudo, o melhor investimento sempre será definido pelo perfil do investidor, aliado aos riscos e objetivos dos investimentos. Podemos assim resumir:
- Se o objetivo for reserva emergencial: o mais indicado são investimentos com alta liquidez e baixo risco, como CDBs com liquidez diária e títulos públicos com vencimentos menores.
- Para investimentos de curto prazo, que compreende até 1 ano: os melhores investimentos seriam os fundos de renda fixa.
- Investimentos de médio prazo, de 1 a 5 anos: os investimentos indicados seriam debêntures, LCIs e LCAs.
- Investimentos de longo prazo: 5 a 7 anos para aquisição de uma casa nova: aposte em ações, criptomoedas e fundos imobiliários.
Outra dica de investimentos que mais rendem e com segurança é o consórcio imobiliário, ideal para quem quer adquirir algum bem, mas não tem o montante total para realizar a compra.
Esse tipo de modalidade de investimento é uma ótima oportunidade de rendimento a longo prazo e para aumentar o seu patrimônio.
E com o consórcio você pode investir em imóveis, automóveis, viagens e até procedimentos estéticos com pouco dinheiro. Quer saber como? Você vai ter essa resposta lendo o próximo tópico.
Como investir em imóveis com pouco dinheiro com o Mycon!
Quer saber como investir em imóveis com pouco dinheiro? O consórcio imobiliário é a resposta. E muitas vantagens são apontadas nesse tipo de investimento: a primeira delas é a parcela livre de juros. No consórcio, você só paga a taxa de administração, muito abaixo da incidência de juros. Esse é um fator que reduz os riscos nesse investimento.
Outra vantagem é que o consórcio não pede nenhum tipo de entrada, sendo uma modalidade de investimento descomplicada tanto no processo de assinatura do contrato, quanto na contemplação e finalização do processo, gerando assim tranquilidade e aplicação segura e inteligente do seu dinheiro.
Para finalizar, no consórcio você adequa as parcelas às suas condições financeiras, o que o caracteriza como um investimento muito flexível. Você ainda pode dar lances todos os meses para antecipar a sua contemplação e adquirir o seu imóvel antes do final do contrato.
Vem conhecer o Mycon, o consórcio que tem a menor taxa de administração do mercado, a partir de 9,99%. Todo controle do seu investimento é feito pelo celular, já que o Mycon é 100% digital.
Acredite, se você buscava por investimentos que mais rendem para você aplicar seu dinheiro, o consórcio é uma excelente opção!