O score do CPF tira o sono de muitos brasileiros, afinal, essa pontuação impacta diretamente na situação financeira das pessoas. Mas aumentar o score do CPF é possível através de algumas atitudes simples e, claro, uma boa educação financeira. Você sabia disso?
Conhecer boas práticas que ajudam a aumentar o score do CPF vale a pena, afinal, isso significa voltar a realizar sonhos, como a compra de um imóvel, de um carro ou uma viagem em família. Quer saber que dicas são essas e como o seu nome pode voltar a ser positivo no Serasa? Acompanhe as dicas do Mycon, vamos lá!
O que é score?
Para melhorar algo, é preciso saber do que se trata. Então, você sabe o que é score? Score é uma palavra da língua inglesa que significa “pontuação”. Bastante usada por instituições financeiras, o score do CPF é uma pontuação que vai de 0 a 1000, cujo objetivo é ajudar empresas e bancos nas suas tomadas de decisões. Essa classificação diz respeito ao perfil financeiro de um consumidor, servindo como parâmetro para a avaliação de risco de crédito.
Para que serve o score?
Como você viu anteriormente, o score avalia o potencial de risco de crédito de um consumidor, ou seja, se ele vai conseguir pagar ou não em dia as contas nos próximos meses. Esse dado é utilizado toda vez que um empréstimo é solicitado em uma instituição financeira, já que ela precisa de garantias de que você, solicitante, vai pagar o empréstimo.
Para isso, a instituição financeira consulta o Serasa Score antes de aprovar a concessão do empréstimo. Uma pontuação alta revela que a pessoa paga suas contas em dia e tem uma vida financeira estabilizada, o que facilita o acesso ao crédito. Já uma pontuação baixa revela que a pessoa não tem bons hábitos financeiros, deixando de pagar suas contas em dia, o que dificulta o acesso ao crédito ou o torna mais caro e burocrático.
A pontuação vai de 0 a 1000 e está dividida em quatro faixas de classificação:
- 0 a 300 pontos: muito baixo
- 301 a 500 pontos: baixo
- 501 a 700 pontos: bom
- 701 a 1000: excelente
Por que o score baixa?
Antes de entender o que fazer para aumentar o score do CPF, é preciso compreender melhor do que essa pontuação é composta e o que leva a baixá-la. O score representa o momento e o histórico financeiro de uma pessoa e, para calculá-lo, muitos fatores são levados em conta: pagamento de crédito, consultas para serviço de crédito, histórico de dívidas, tempo de uso de crédito e crédito contratado.
Todos esses fatores podem diminuir a pontuação do CPF, mas cada um deles recebe um peso na avaliação para o cálculo. Veja:
- Compromisso com crédito / Cadastro positivo (55%): pagamentos de faturas, como cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e compras parceladas em lojas;
- Dívidas e pendências (33%): dívidas registradas (ativas) e as inscritas no cadastro de inadimplência da Serasa;
- Consultas ao CPF (6%): consultas feitas por empresas que concedem crédito;
- Evolução financeira (6%): histórico do cadastro da Serasa sobre tempo de relacionamento com o mercado de crédito.
Baseando-se nisso, os fatores que influenciam negativamente o score e fazem ele baixar são, principalmente: dados desatualizados, dívidas, pouco relacionamento com bancos, solicitações frequentes de crédito, como pedidos de empréstimos em curto espaço de tempo, contas pagas após o prazo de vencimento, falta de movimentação de dinheiro na conta bancária, não autorização do cadastro do Consumidor Positivo.
O que fazer para aumentar o score?
Agora sim! Vamos conferir dicas para aumentar o score do CPF? Antes de mais nada saiba que o score do CPF evolui mês a mês, e a melhora só é possível através de mudanças nos hábitos financeiros. Assim, algumas ações precisam ser efetuadas para trazer estabilidade financeira, e consequentemente, o aumento no score. Além disso, essas práticas precisam se tornar consistentes para que se reflitam na pontuação.
Veja agora as nossas 8 dicas para aumentar o score do CPF:
1. Pague as suas contas em dia
Essa é a dica mais importante, pois retrata o compromisso com o crédito, fator de maior peso no cálculo da pontuação. Pague até o vencimento as contas de luz, água, cartão de crédito, prestações de carnês, entre outras. Para não atrasá-las, agende o pagamento no aplicativo do banco ou coloque-as em débito automático, por exemplo.
2. Negocie suas dívidas
Essa é outra forma de aumentar o score do CPF: negociando suas dívidas. Não fuja delas, entre em contato com a empresa credora e renegocie os valores em aberto sempre que possível. Se precisar, vá pessoalmente acompanhado de alguém que entenda dessa negociação, e converse bastante com o credor para fechar um acordo justo.
Ainda existem sites especializados em renegociação da sua dívida. Neles, você informa seu CPF e aparecem as melhores ofertas para você pagar as suas pendências. Dependendo da empresa credora e da dívida, você pode conseguir descontos de até 98% do valor da dívida.
3. Limpe seu nome
Esse é um grande passo para aumentar o score do CPF. Depois da renegociação das dívidas e o seu devido pagamento, seu nome fica limpo, uma ação que conta muito no score do CPF. Para manter seu nome limpo, evite inadimplência, pague as contas até o vencimento, evite cheque especial, entre outros.
4. Pague o valor total do cartão de crédito
Sempre que possível, pague a fatura do cartão de crédito integralmente para não pagar multas e juros altos sobre o valor restante. Ao pagar apenas o valor mínimo, ela será considerada como fatura em atraso e pode trazer problemas na hora de aumentar o score do CPF.
5. Solicite apenas uma linha de crédito
Se você busca aumentar o score do CPF, evite solicitar crédito a todo momento. Essa é uma ação que mais atrapalha do que ajuda nesse momento.
6. Faça as contas antes de solicitar crédito
Se você não tem um planejamento financeiro, não adianta pedir um empréstimo sem saber se você conseguirá honrá-lo no futuro. Tenha disciplina e foque nas suas reais condições financeiras no momento, assim, com o tempo, conseguirá aumentar o score do CPF.
7. Atualize os seus dados cadastrais na Serasa
Mantenha seus dados atualizados na plataforma da Serasa e informe qualquer mudança que possa influenciar na pontuação do score. Mas lembre-se de que a aprovação ou não da solicitação de crédito é sempre de responsabilidade da instituição financeira.
8. Consulte seu Cadastro Positivo
Consulte sempre o Cadastro Positivo. Ele é uma ferramenta que agrega todos os pagamentos que você já fez ou tem feito atualmente e te dará uma visão clara de como anda a sua reputação diante das empresas de crédito.
Onde consultar SPC e Serasa grátis?
Os dois principais scores do CPF se dão pelo SPC e Serasa. É desses dois órgãos que você depende para aumentar o score do CPF. Então, vale a pena entender como consultar SPC e Serasa grátis para ficar de olho na sua classificação. Acompanhe:
Consulta no SPC
Para consultar o CPF no SPC é preciso baixar o aplicativo SPC Consumidor. Nele você consulta seu CPF e tem acesso às pendências e ao seu Score SPC, além de receber dicas de como equilibrar sua vida financeira. Veja os passos para o acesso:
- Baixe o app SPC Consumidor e faça o cadastro;
- O sistema enviará um e-mail de confirmação quando o cadastro for concluído;
- Na primeira tela, clique em “Consultar CPF”;
- O resultado da consulta aparecerá na tela.
Consulta na Serasa
A consulta à Serasa pode ser feita através do site ou do aplicativo. No site, o passo a passo é:
- Acesse https://www.serasa.com.br/;
- No canto superior direito “o que você precisa?” clique em “Consultar CPF”;
- Se não tiver cadastro, crie um seguindo as instruções;
- Entre com login e senha e as informações do CPF aparecerão na tela.
No aplicativo, os passos são:
- Baixe o aplicativo Serasa (disponível para IOS e Android) e crie um cadastro;
- Digite o CPF e senha para o login;
- O aplicativo mostrará as informação do seu CPF.
Além dos seus dados pessoais, a consulta à Serasa mostra seu score e as suas negativações. Caso haja dívidas em aberto, basta procurar a instituição financeira ou empresa credora para a regularização. Caso a informação não esteja correta, você pode solicitar a exclusão da negativação.
Quanto tempo depois de limpar o nome o score aumenta?
Depois do pagamento da dívida que deixou seu nome negativado (o famoso “nome sujo”), aguarde de três a cinco dias úteis para que a dívida saia da base de dados da Serasa. A partir daí, o seu nome estará limpo. Mas tenha em mente que aumentar o score do CPF demora um pouco mais e não há um prazo determinado, combinado?
A pontuação de crédito (o score) acompanha o histórico e o comportamento financeiro do consumidor ao longo do tempo. Por isso, o mercado precisa de um tempo para saber se seus hábitos financeiros mudaram mesmo.
E então, gostou das nossas dicas? Aqui no blog do Mycon temos diversos conteúdos como esse, que ajudam você a melhorar os seus hábitos financeiros e realizar mais sonhos. E enquanto você cria estratégias para aumentar o score do CPF, que tal conhecer mais sobre o Mycon? Realizamos sonhos através de consórcios, uma forma de pagamento que tem como pilar a educação financeira, sem juros nas parcelas e sem valores de entrada. Conheça!