A contemplação de consórcio é o tão sonhado passo rumo à carta de crédito que os participantes de um consórcio tanto esperam. Mas, como chegar até lá? Como funciona o processo de aquisição da carta de crédito? Se você pensa em adquirir um bem por essa modalidade, mas ainda tem dúvidas sobre a contemplação de consórcio, você chegou ao lugar certo.
No conteúdo de hoje, vamos trazer todas as informações sobre consórcio e contemplação: como funcionam, como acelerar a contemplação e como conquistar a carta de crédito. Ainda, você verá que é possível comprar ou vender uma carta de crédito contemplada, um caminho diferente no processo de aquisição da carta, mas bastante interessante para quem tem pressa em realizar a compra. Preparado? Então, vamos lá porque está leitura está imperdível!
Como funciona o consórcio?
Você sabia que assim como você, outras pessoas também pensam em comprar um imóvel, um carro novo ou fazer uma viagem? E, mais do que isso, todas essas pessoas podem estar nas mesmas condições financeiras que você? Pensando em comprar o bem por financiamento ou somente quando conseguirem juntar toda a quantia necessária.
Até aqui, só há duas opções de compra, não é mesmo? Financiado ou à vista. Mas, e se dissermos que o consórcio é uma terceira opção? E, uma excelente opção, diga-se de passagem! Quer saber por quê? Vamos lá entender como ele funciona!
O consórcio é uma forma de autofinanciamento, que reúne um grupo de pessoas com os mesmos objetivos, como comprar um imóvel, por exemplo. A administradora de consórcio, de acordo com o valor do bem ou serviço a ser adquirido, possui planos com determinado número de parcelas. Os interessados, então, fecham um contrato com aquele plano que faz mais sentido para a sua realidade financeira, e passam a formar um grupo de consorciados.
O contrato possui regras, e entre elas, o valor da parcela mensal que cada participante deve depositar. Essas parcelas, formarão o fundo comum para a compra do bem ou serviço desejado. Veja que, mensalmente, a soma das parcelas será equivalente ao valor de um bem, ou seja, mensalmente, pelo menos um consorciado poderá ser contemplado para receber a carta de crédito e comprar o tão sonhado bem!
Todos do grupo serão contemplados até o final do contrato, mas as contemplações acontecem de pouco em pouco, mensalmente, por meio de assembleias. Nelas, ao menos um consorciado pode ser contemplado: seja através do sorteio ou mesmo pelas modalidades de lances. Falaremos mais a respeito dos lances neste conteúdo.
O que é assembleia de consórcio?
Afinal, o que é assembleia de consórcio? As assembleias de consórcio são reuniões mensais promovidas pela administradora do consórcio. Elas podem ocorrer presencialmente ou online e são fundamentais para que a contemplação de consórcio aconteça. Nelas, geralmente, os integrantes dos grupos discutem sobre o andamento do negócio e descobrem o resultado das contemplações com base nos sorteios.
Os sorteios estão condicionados ao resultado da Loteria Federal e são feitos pela administradora. Já os lances são valores oferecidos pelos participantes, mas não são garantia de contemplação. Como funciona em um leilão, vence o maior lance oferecido. Porém, no caso de empate, o desempate pode ser feito pelo número do sorteio, por exemplo, onde o ganhador será aquele que possuir o número da cota mais próximo ao do número sorteado.
Só poderão participar dessas assembleias os consorciados que estiverem em dia com suas parcelas, e tenham cotas não contempladas ou cancelas/excluídas. Ficam de fora os inadimplentes e as cotas já contempladas.
O que é e como funciona a carta de crédito contemplada?
A carta de crédito contemplada é o documento que o consorciado recebe após a sua contemplação, seja por sorteio ou lance. Com ela é que será feito o pagamento do bem ou serviço a ser adquirido, já que ela dá ao consorciado o poder de compra à vista.
Ter a carta de crédito equivale a ter dinheiro em mãos. Com ela, o proprietário negocia a compra do seu bem ou serviço, ou ainda poderá vendê-la, transferindo o crédito para outra pessoa. Além disso, a carta de crédito também pode ser utilizada como complemento para a aquisição de um produto ou serviço à vista. Por exemplo, você quer comprar um carro, mas não tem o valor total. A carta de crédito pode ser utilizada para completar a transação.
Como ser contemplado no consórcio mais rápido?
Quer saber como ser contemplado no consórcio mais rápido? Bom, as estratégias de lances são uma boa opção para acelerar o tempo de contemplação. Mas, você precisa saber que existem dois tipos de lances diferentes no consórcio:
- Lance livre: aqui você faz a oferta que quiser, dentro das regras estipuladas pela administradora, e ganha aquele quem der o maior valor
- Lance fixo: aqui há um percentual fixo determinado pela administradora. Todos que participam dessa modalidade entram na disputa com a mesma oferta.
Vale a pena dar lance em consórcio?
Vamos ressaltar, em primeiro lugar, que oferecer um lance, não significa ser o vencedor. Por isso, vale a pena dar lance em consórcio se o consorciado considerar alguns pontos importantes antes da oferta.
É preciso verificar a faixa percentual do lance vencedor e, caso não disponha desse valor, é mais interessante esperar um tempo para acumular o montante. Outro ponto, lembre-se que as parcelas continuarão a ser pagas, mesmo após a contemplação por lance. Assim, reveja o seu planejamento financeiro para que o lance não comprometa seu orçamento futuro.
Ainda, é interessante conhecer o perfil do grupo: quais valores estão sendo oferecidos, a época do ano em que há mais ofertas, etc. Assim, você pode planejar-se e oferecer o seu lance quando suas chances realmente lhe fizerem o vencedor da contemplação de consórcio.
Como funciona o processo de contemplação de consórcio?
Como falamos, as contemplações ocorrem nas assembleias mensais, cujo sorteio é realizado pela loteria federal. O recebimento da carta de crédito pode ser feito de duas formas: por sorteio, do qual participam todos, em iguais condições, e por lance, que é um percentual que você pode ofertar para aumentar suas chances de contemplação.
Uma vez sendo o sorteado ou vencedor do lance, após análise de documentações e aprovação, o crédito será liberado. Mas, fique atento! No sistema de consórcio, a liberação do crédito ocorre mediante o sorteio pela loteria federal ou através de lances sigilosos. Desta forma, não há como assegurar um prazo fixo para você ser contemplado e retirar o crédito contratado.
É possível comprar ou vender a carta de crédito contemplada?
Sim! Você pode negociar a sua carta de crédito contemplada ou adquirir uma carta de crédito já contemplada. A negociação é feita entre vendedor e comprador e toda a revisão da documentação é feita pela administradora do consórcio, que depois autoriza a mudança da titularidade do consórcio e assim, libera a carta de crédito.
Como transferir consórcio contemplado para outra pessoa?
Caso não queira mais usar o consorciado que foi contemplado, é possível passá-lo para outra pessoa. Normalmente, o vendedor cobra um percentual sobre o valor do crédito como ágio, podendo chegar a até 30% do valor da carta.
Feito isso, a administradora do consórcio realiza a aprovação cadastral do novo comprador, conforme as regras de transferência de cotas presentes no contrato. Depois da aprovação, a administradora realiza a mudança da titularidade do consórcio e, assim, o novo comprador assume todos os direitos e obrigações do consórcio.
Como saber quais são as administradoras de consórcio autorizadas pelo Banco Central?
Para saber quais são as administradoras de consórcio autorizadas pelo Banco Central, você precisa acessar o site do Banco Central e conferir a lista completa.
Dessa forma, o interessado terá acesso à lista de todas as administradoras de consórcio que atuam no país, devidamente autorizadas e fiscalizadas pelo Banco Central. Afinal de contas, o seu dinheiro precisa ser aplicado com toda a segurança, como aqui no Mycon, uma administradora reconhecida, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central.
Contemplação de consórcio é no Mycon!
Se você gostou do nosso conteúdo e pensa em adquirir um consórcio, saiba que o Mycon é autorizado e fiscalizado pelo Banco Central e garante toda segurança e transparência ao longo do processo de contemplação do consórcio. Somos digitais e não tem vendedores, por isso, temos a menor taxa de administração do mercado, a partir de 9,99%.
Os grupos do Mycon têm até 999 pessoas, no máximo, o que aumenta significativamente as chances de contemplação. Por aqui, também temos duas modalidades de lances: livre e fixo, e ambos funcionam da mesma forma que os outros consórcios, mas sempre sugerimos usá-las como estratégia de aceleração de contemplação.
Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre contemplação de consórcio? Se sim, não espere mais e simule agora mesmo seu consórcio no Mycon. Também continue acompanhando o nosso blog porque, diariamente, trazemos dicas para você aplicar seu dinheiro com muita segurança e realizar os seus sonhos!