Muitas pessoas que decidem adquirir um carro recorrem ao financiamento. O motivo dessa escolha é, na maioria das vezes, o fato de não possuírem o dinheiro necessário para a compra à vista. Dessa forma, o banco parece ser a única opção para pedir esse dinheiro “emprestado”. Mas você sabe realmente como funciona o financiamento de carro? Será que essa é a única solução?
A compra de um carro, hoje em dia, tornou-se um grande desafio para muitos brasileiros, se levarmos em conta que um modelo popular custa em torno de R$90 mil. Mas, antes de optar pelo financiamento, é fundamental entender como ele funciona e conhecer, principalmente, a taxa de juros aplicada nessa negociação.
Por isso, no conteúdo de hoje o Mycon vai revelar tudo sobre como funciona o financiamento de carro: documentos necessários, valor da entrada, taxa de juros, simulações, etc. Vem com a gente entender mais sobre essa forma de pagamento. Boa leitura!
O que é financiamento?
Antes de entender como funciona, vamos relembrar o que é financiamento. Financiamento é um tipo de crédito concedido a uma pessoa física ou empresa que deseja adquirir algum bem ou serviço, mas não pode pagá-lo à vista. É concedido tanto por instituições públicas quanto privadas, através de um contrato feito entre o solicitante e a instituição financeira escolhida para emprestar o valor para a compra.
O financiamento, como todo tipo de empréstimo, pode ser pago em médio ou longo prazo, com juros e taxas. O bem financiado entra como garantia do empréstimo, podendo a instituição readquirir o bem, caso o cliente não pague as parcelas e honre com a dívida.
Como funciona o financiamento de carro?
O financiamento deve ser solicitado para a compra de um bem ou serviço específico, nesse caso, um automóvel. O solicitante, então, passa por uma análise de crédito, que ajudará a instituição financeira a analisar se é possível liberar a quantia e em quais condições de pagamento. Na maioria dos casos, 20% do valor do carro é dado como entrada e os demais 80% são financiados.
Finalizadas as negociações entre comprador e financiador, a instituição financeira repassa o valor integral do empréstimo à loja onde você deseja comprar o carro, assim, a loja recebe o pagamento à vista e você passa a arcar com a dívida de 80%, que será paga diretamente à instituição financeira.
Esse pagamento é parcelado e as prestações, que não devem comprometer mais de 30% da sua renda mensal, são compostas por juros, taxas, seguros (se for o caso) e impostos como o IOF. Como já citamos anteriormente, o veículo fica como garantia de que a dívida será paga e, em caso de inadimplência, ele pode ser apreendido pelo banco.
Qual é o score para financiamento de veículos?
Agora que você já sabe como funciona o financiamento de carro, é preciso entender a importância de um bom score. Isso porque, para financiar um carro, é necessário ter um score que seja o suficiente para conseguir o valor que você deseja. Mas, afinal, qual é o score para financiamento de veículos?
Não há um valor ideal ou determinado de score para financiamento de veículo, mas quanto maior a sua pontuação melhores são as chances de aprovação. Um score de 700 pontos, por exemplo, é considerado excelente e representa uma chance muito alta de conseguir o crédito.
Porém, cada instituição pode ter um parâmetro de análise. Assim, se você está pensando em financiar um carro, consulte seu score e regularize qualquer pendência, caso tenha, antes de negociar com a instituição escolhida.
Como funciona uma simulação de financiamento de veículos?
Você sabia que através da simulação de financiamento de veículos você pode conhecer as condições de pagamento e o valor das parcelas para se programar financeiramente? É isso mesmo! Essa simulação é feita antes mesmo de você passar para a fase da análise de crédito e possibilita a reestruturação dos planos caso você ache necessário.
Para fazer a simulação é necessário informar o valor total do veículo, a quantidade de parcelas que serão pagas, os juros e as demais taxas embutidas. Muitos vendedores na própria concessionária podem realizá-la. Mas, se você preferir, existem ferramentas online para realizar essa simulação de forma simples e rápida, como a Calculadora do Cidadão, do Banco Central.
Pesquise e compare as taxas de juros de diferentes instituições financeiras e simule diversos cenários, como o número de parcelas, valor de entrada, etc. Essas simulações podem apontar diferenças significativas no custo total do financiamento e você pode projetar diferentes cenários de acordo com a sua realidade financeira.
Como funciona a taxa de juros de financiamento?
Não basta entender apenas como funciona o financiamento de carro, é preciso compreender também como funciona a taxa de juros de financiamento, o maior ofensor dessa forma de pagamento. Quando uma instituição financeira concede crédito a você, ela cobra taxas de juros de financiamento (muitas vezes altíssimas) para garantir o risco de investimento, custos de operação ou inflação.
A taxa de juros de financiamento é o acréscimo calculado sobre o valor inicial do financiamento, expresso em porcentagem. Existem dois tipos principais de juros de financiamento: os juros simples e os juros compostos. Os juros simples são calculados sobre o valor inicial do financiamento, enquanto os juros compostos são calculados sobre o valor inicial mais os juros acumulados em cada período.
Muitos fatores influenciam a taxa de juros de financiamento, como a taxa definida pelo Banco Central, o perfil de crédito do solicitante, o prazo de pagamento, a inflação, a política econômica do país e decisões governamentais sobre gastos e impostos. Por isso, antes de escolher e aceitar a taxa de juros de financiamento, considere:
- a taxa de juros Selic, que é a taxa básica da economia;
- os relatórios de juros do Banco Central, que trazem as taxas de juros dos outros bancos;
- a Lei do Comprometimento de Renda, que assegura que a parcela de um financiamento não pode comprometer mais de 30% da renda bruta mensal.
Como calcular juros de um financiamento?
Vamos apresentar uma forma simples e rápida de calcular juros de um financiamento. Você vai usar três fatores: valor do financiamento x taxa de juros x tempo para pagamento. Para calcular os juros de um financiamento é necessário aplicar a fórmula correta de acordo com cada um dos tipos de juros, simples ou compostos. Veja:
- Juros simples: Capital Inicial x Taxa de Juros x Tempo
- Juros compostos: Capital Inicial x (1 + Taxa de Juros) x Tempo
Se você quiser calcular a taxa de juros partindo do valor da parcela, aplique a fórmula:
Taxa de juros = Total de Juros / Valor Inicial x Tempo em meses x 100
Como comprar um carro sem entrada?
Quando explicamos como funciona o financiamento de carro, falamos que a maioria das instituições liberam apenas 80% do valor para ser financiado, cobrando 20% de entrada à vista no momento em que você está realizando a compra do carro. Sendo assim, o financiamento de veículos não é a melhor opção se você quer fugir da entrada.
Mas, então, como comprar um carro sem entrada? Nesse caso, para quem quer pagar o carro parcelado, mas não deseja pagar entrada, o consórcio é a melhor saída. Além de não te cobrar nenhuma quantia na entrada, o consórcio também não cobra juros na parcela. É isso mesmo que você leu! Quer entender mais sobre essa forma de pagamento? Então continue a leitura.
Como funcionam os consórcios de carros?
O consórcio de automóveis é uma excelente opção para quem precisa comprar um carro sem entrada, sem juros nas parcelas e com pagamento a longo prazo. O consórcio de carros é uma compra coletiva que funciona como uma poupança programada, e o valor das parcelas vai depender do valor do carro escolhido e das condições de pagamento que você possui.
Os participantes pagam uma parcela mensal que forma o fundo comum e, mensalmente, um ou mais consorciados são contemplados por sorteio ou lance e recebem a carta de crédito. De posse da carta de crédito, o consorciado pode comprar o carro que deseja à vista. E o melhor: as parcelas são reajustadas para acompanhar o valor de mercado do automóvel e o consorciado pagará apenas uma taxa de administração, estabelecida no início do contrato.
Quer comprar um carro parcelado no boleto? Simule seu consórcio!
Comprar um carro parcelado no boleto não é uma exclusividade do financiamento, e entendendo mais a fundo como funciona o financiamento de carro, dá para perceber que essa pode não ser a melhor opção. Então, por que não conhecer mais sobre o consórcio de carros?
Com essa opção, o parcelamento pode ser deferido sem juros, apenas com taxas mensais de administração, fazendo com que o seu carro fique até 10x mais barato. O Mycon tem vários planos com parcelas que cabem no seu bolso! Simule agora seu consórcio no Mycon e garanta a menor taxa de administração do Brasil.
Viu como entender como funciona o financiamento de carro pode fazer a diferença na sua vida? Antes de assumir um compromisso de compra como esse, venha para o Mycon e conheça todas as vantagens de comprar seu carro pelo consórcio. E se quiser mais informações, é só procurar aqui no blog do Mycon. Por aqui você encontra conteúdos atualizados sobre as melhores formas de investir seu dinheiro com segurança.