Decidir pelo cancelamento de consórcio, muitas vezes, gera algumas dúvidas. Será que é possível cancelar um consórcio? Quais são as consequências? Como recebo meu dinheiro de volta? Essas e outras questões são bastante comuns para aqueles que precisam fazer o cancelamento de consórcio e não sabem por onde começar.
A boa notícia é que você vai encontrar todas essas respostas, e muitas outras aqui, no blog do Mycon. Se você está cogitando cancelar um consórcio e quer entender como esse processo funciona, vem com a gente e boa leitura!
O que é um consórcio?
O consórcio é uma modalidade de compra a prazo, onde pessoas físicas e jurídicas fazem uma poupança para a aquisição de um determinado bem ou serviço, sem pagar juros. O consórcio é gerido por uma administradora de consórcios, necessariamente autorizada e fiscalizada pelo Banco Central.
No consórcio não há entrada e as parcelas não possuem juros. Os participantes pagam apenas a taxa de administração da empresa que gerencia o processo, tanto pelos serviços prestados, quanto para manutenção dos grupos. Geralmente, essa taxa é diluída na própria mensalidade.
Os grupos de consórcio são formados com um determinado número de participantes, de acordo com as diretrizes de cada administradora. Cada participante paga mensalmente o valor da sua mensalidade e, assim, o fundo comum é formado para a aquisição dos bens ou serviços.
Os principais tipos de consórcio são:
- Consórcio imobiliário (casas e apartamentos novos ou usados, construção ou reforma).
- Consórcio para veículos (automóveis, motos, caminhões);
- Consórcio para veículos pesados (máquinas, tratores);
- Consórcio de serviços (viagens, cursos, cirurgias, festas, etc)
Como funciona o consórcio?
Agora que você já sabe o que é um consórcio, vamos entender como ele funciona. Os integrantes dos grupos de consórcio, mensalmente, pagam suas mensalidades e participam de assembleias ordinárias, onde ocorrem as contemplações, ou seja, é anunciado para quem irá a liberação do crédito para a compra do bem ou serviço. A contemplação, por sua vez, pode acontecer por meio de sorteio ou lances.
Ao receber a carta de crédito o consorciado pode adquirir o bem ou serviço desejado. O sorteio é feito com base na Loteria Federal, já no lance, que pode ser livre ou fixo, o consorciado oferece um valor como lance para acelerar a sua contemplação. O lance é como um leilão, onde vence aquele que oferece a maior quantia, dentro das regras estipuladas pela administradora.
Após ser contemplado, o consorciado recebe a carta de crédito, que funciona como dinheiro e, com ela em mãos, a pessoa contemplada compra o bem ou serviço à vista. Todos os participantes serão contemplados até o final do contrato e poderão realizar o sonho da casa, carro, viagem e etc.
É possível cancelar um consórcio?
Vamos direto ao ponto, afinal, você está aqui para saber mais sobre cancelamento de consórcio. É normal que imprevistos aconteçam e, caso você esteja querendo cancelar um consórcio feito, a primeira pergunta que vem à mente é: é possível cancelar?
A resposta é sim, é possível cancelar um consórcio caso você ainda não tenha utilizado a carta de crédito. Por isso, se você precisar cancelar seu consórcio, formalize o pedido de cancelamento o quanto antes. Dessa forma, você receberá o dinheiro de volta (na integralidade ou parte dele), de acordo com as regras de cada administradora, e não precisará arcar mais com as parcelas.
Mas, atenção às regras, pois em cada contexto elas podem variar. Continue acompanhando!
Como cancelar um consórcio?
O cancelamento de consórcio pode ocorrer em qualquer momento da vigência do contrato, desde que você não tenha utilizado a carta de crédito. No entanto, após os 7 dias da contratação, é bem provável que o pedido de cancelamento acabe trazendo perda financeira, pois serão deduzidas taxas e multas.
Veja, se você comprou uma cota de consórcio e se arrependeu, você pode, de acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, cancelar essa compra em até 7 dias, sem quaisquer multas ou cobranças sobre essa decisão. Após os 7 dias, cada administradora aplica suas regras, e pode ser cobrado algumas taxas para cobrir os custos do serviço até ali.
Por isso, para fazer o cancelamento de contrato, primeiramente formalize seu pedido por escrito e entregue-o à administradora, pessoalmente ou por e-mail. Depois do recebimento do pedido de cancelamento do consórcio, a administradora já inicia o processo de cancelamento e entra em contato para finalizar o ato ou realizar as negociações, quando for o caso.
Durante o processo de cancelamento de consórcio, caso você pense melhor, o pedido pode ser revertido antes do cancelamento definitivo ser aprovado, e você continua no grupo aguardando a contemplação. No entanto, após a aprovação do cancelamento, não será mais permitida a sua participação em lances ou participar de sorteios, e você somente aguardará a restituição dos valores investidos.
Importante ressaltar que a desistência de um participante afeta o grupo de consórcio como um todo, uma vez que sem a colaboração de um membro, o fundo total do grupo será menor, e poderão ocorrer menos contemplações mensalmente.
Vejamos agora, algumas dúvidas que as pessoas que pedem cancelamento de consórcio geralmente tem!
Parar de pagar o consórcio suja o nome?
Depende. Se você deixar de pagar um consórcio que ainda não foi contemplado, não terá o nome negativado pela administradora – uma vez que não houve a liberação de nenhum recurso para compra em seu nome.
Entretanto, se você já tiver sido contemplado no consórcio e deixar de pagar, após uma determinada quantia de mensalidades em atraso, seu nome será incluído nos órgãos de proteção ao crédito o que pode dificultar a liberação de financiamentos, empréstimos ou outros consórcios no futuro, uma vez que essas instituições consultam esses órgãos.
É possível resgatar o dinheiro pago após cancelamento de consórcio?
Sim. No cancelamento de consórcio, você recebe seu dinheiro caso não tenha participado de nenhuma assembleia e se tiver oficializado o cancelamento em até sete dias.
Para outros períodos, em que você já tenha participado de alguns sorteios, pode haver descontos de taxas. Por isso, consulte a administradora do seu consórcio e esclareça cada situação. Todas as regras para cancelamento estão presentes no contrato que você assinou no momento da contratação.
E caso seu cancelamento seja solicitado depois desse período, você participará dos sorteios de restituição de valores, que nada mais são do que assembleias onde os sorteados recebem o ressarcimento dos valores pagos durante a contribuição do consórcio.
Quanto recebo se desistir do consórcio?
Se você precisar desistir do consórcio, e já tiver participado de algum sorteio, seu dinheiro será restituído, mas não totalmente, conforme já mencionamos. Isso porque o cálculo da devolução é feito considerando o fundo comum do consórcio. Assim, a restituição será de aproximadamente 70% do valor investido, pois aproximadamente 20% cobrirão as taxas, e cerca de 10% irá para a multa de cancelamento.
Entretanto, isso depende de cada administradora e consórcio contratado. Portanto, esteja ciente das regras do consórcio que irá contratar e leia atentamente seu contrato para saber detalhes acerca da administradora que está fechando sua parceria.
Quanto tempo demora para receber o dinheiro do consórcio cancelado?
Conforme já dissemos, o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de desistir de qualquer contrato em até 7 dias após a sua assinatura. Depois desse prazo, é preciso verificar a data de contratação para saber quanto tempo demora para receber o dinheiro do consórcio.
Os consórcios firmados antes de 05/02/2009 seguem a lei antiga. Ela assegurava que o cotista que desistir ou deixar de pagar as mensalidades só poderia restituir o valor investido 30 dias depois que todos os cotistas fossem contemplados.
Para os contratos assinados após essa data, a regra é: o cotista excluído do grupo recebe o dinheiro de volta quando for sorteado. Neste sorteio, todos os consorciados que pediram o cancelamento do consórcio ou que deixaram de pagar as parcelas participam. Com isso, você tem a chance de receber seu dinheiro de volta mais rápido.
Aquele ex-participante que não for sorteado será ressarcido no final do grupo, após determinado tempo estabelecido pela administradora. Por questões de segurança, o dinheiro é depositado em conta bancária em titularidade do cliente, via conta corrente ou poupança.
É possível fazer a compra de consórcio cancelado?
Sim! Existem empresas especializadas que vendem consórcio cancelado. Mas, saiba que o consórcio cancelado é mais desvalorizado, porque o cliente investidor que comprar a cota, além da transferência que pode ser um pouco mais burocrática, terá que saldar a dívida da carta para poder transferi-la, o que incide negativamente sobre o processo.
Se for realizar a compra de consórcio cancelado, escolha uma empresa idônea e com experiência para não ter surpresas no futuro, ok?
Conheça o Mycon e simule seu consórcio!
Já conhece o Mycon? Não? O Mycon é um consórcio seguro, autorizado pelo banco central e ainda conta com a menor taxa do Brasil. E sabe por que? Porque somos 100% digitais, não temos vendedores e, por isso, conseguimos repassar para nossos clientes a menor taxa do mercado, a partir de 9,99%. Além disso, os grupos têm até 999 pessoas, no máximo, o que aumenta as chances de contemplação.
Nos consórcios do Mycon, além das chances maiores de sorteio, também temos duas modalidades de lances: livre e fixo. Os dois funcionam da mesma forma que os outros consórcios, mas sugerimos usá-las como estratégia de aceleração de contemplação.
Comprar um consórcio Mycon é muito fácil. Basta entrar no site e informar o que deseja adquirir, o valor do crédito que você precisa e sua renda mensal. O Mycon vai mostrar todas as opções de planos disponíveis, com os prazos e valor das parcelas, e você escolhe o que melhor se adapta ao seu planejamento financeiro.
No consórcio Mycon você encontra opções para imóveis, automóveis, motos, reformas, caminhões e serviços, que variam entre cirurgia plástica, cursos, festas, viagens e muito mais. Ao realizar seu consórcio com a gente, você acompanha todo o processo pelo celular, no conforto da sua casa, e ainda conta com um time de especialistas para te auxiliar em qualquer dúvida durante o processo.
Conte com o Mycon não apenas para tirar dúvidas sobre cancelamento de consórcio, mas também para fazer um bom negócio! Aqui no nosso blog, prezamos pela transparência e você encontra mais conteúdos para se informar sobre esse tipo de modalidade de compra. Pensou em consórcio, pensou no Mycon!