Se você já utiliza, ou pretende começar a usar uma moto para trabalhar, este artigo é para você. Esse meio de transporte é a principal ferramenta de entregadores e motoboys nas mais diversas cidades do nosso país. A moto pode, ainda, economizar horas perdidas dentro de um carro no engarrafamento das grandes cidades. Para aproveitar dos benefícios, só é preciso uma coisa: escolher a moto certa para trabalhar.
Gasto de combustível, peças, manutenção e bagageiro são alguns dos principais pontos analisados nessa escolha. Além disso, o preço é um fator determinante, assim como a forma de aquisição e pagamento do novo veículo. Inclusive, muitas pessoas se questionam se compensa alugar moto para trabalhar, ou vale mais a pena comprá-la. Tudo isso e muito mais vamos abordar agora e tirar todas as suas dúvidas. Vem com o Mycon!
Quais são as melhores motos para trabalhar?
Quando pensamos nas melhores motos para trabalhar, o que, provavelmente, você pensa é em economia. E sim, realmente, as melhores motos são as que oferecem um custo-benefício em relação ao combustível, manutenção e seguro. No entanto, além disso, é necessário levar em consideração a robustez para aguentar os trancos do dia a dia, de acordo com as vias que cada motorista percorre.
A confiabilidade dos equipamentos e peças de determinada marca fazem de alguns modelos de motos não necessariamente tão baratos, sejam considerados excelentes motos para trabalhar. A seguir, preparamos listas com os tipos de motos ideais para o dia a dia, e uma lista exclusiva com as motos mais econômicas do mercado atualmente. Continue a leitura e confira.
Tipos de motos para o dia a dia
A primeira classificação que faremos são os melhores tipos de motos para o dia a dia. Essa lista leva em conta motor, suspensão, freio, acessórios, conforto, facilidade de manuseio e claro, economia. Para quem vai passar boa parte do dia em cima da moto para trabalhar, essas são opções que precisam ser consideradas. Acompanhe:
Honda CG 160 Cargo
A marca Honda é o grande destaque quando o assunto são motos. Mas, apesar de você ver vários modelos por aí, a CG 160 Cargo foi desenvolvida justamente para uso profissional, o que faz toda a diferença para quem busca uma moto para trabalhar. Apesar de utilizar o mesmo motor de versões anteriores, esse modelo conta com suspensão dianteira reforçada e um bagageiro que suporta até 20 kg, o que facilita bastante a instalação de baús.
Yamaha Factor 125
A moto da Yamaha para este segmento é a Factor 125i. Mais barata que a Honda CG Cargo, é uma opção tão completa quanto, com rodas liga-leve, partida elétrica e painel digital. Apesar de parecer simples, seu design otimiza o desempenho, e conta com um motor de 11 cv de potência que é suficiente para andar nas cidades. A Yamaha, assim como a Honda, possuem muitas oficinas e revendas espalhadas pelo Brasil, o que ajuda no dia a dia dos motoristas de moto.
Honda Biz 110i
A Honda Biz é um verdadeiro sucesso de vendas. Muito fácil de pilotar e com um preço bem atrativo, ela é a grande pedida para quem busca uma moto para trabalhar e usar no dia a dia. Com um assento super confortável, ela também possui uma tomada 127V para recarregar o celular, acessório fundamental para quem usa GPS o tempo inteiro. Essa é uma moto para ser usada mais dentro do bairro, pois apresenta um tanque bem pequeno, com apenas 5,1L.
Motos mais econômicas
Bom, o assunto agora é economia. Se você busca por opções baratas e com bom rendimento de combustível, você certamente encontrará alguma opção que te agradará nessa lista. Conheça as 3 opções de motos mais econômicas do mercado:
Honda Pop 110i
Considerada como a moto mais barata do Brasil na sua categoria, a Honda Pop 110i é uma excelente escolha para quem busca custo-benefício. Seu motor gasolina com injeção eletrônica tem capacidade para 4 litros e chega a fazer entre 55 e 61 km/L. Os freios são a tambor e o câmbio conta com 4 marchas. Sua partida é por pedal.
Shineray Jet 125 2x
A Shineray Jet 125 2x é chinesa e chegou ao Brasil para concorrer com a Honda Pop 110i. Com um ótimo custo-benefício, a moto possui 4 marchas e utiliza freio a disco. Seu tanque de combustível é um pouco menor, com capacidade para 3 litros e chega a fazer entre 38 e 40 km/l.
Honda Elite 125
Esse modelo da Honda é muito eficiente, fazendo dele uma ótima opção de moto para trabalhar. O tanque de combustível é de 6,4 litros, e é capaz de fazer 50 km/l. Diferente das demais, essa moto possui transmissão automática, um acabamento diferenciado e índice reduzido de vibração. Sem falar do painel digital e farol em LED.
Como escolher a melhor moto para trabalhar?
Diante das opções acima, você deve estar se perguntando como escolher a melhor moto para trabalhar. A nossa dica é que você leve em consideração na hora de escolher, principalmente, três elementos: qual será o tipo de uso da moto (ida e volta do trabalho, entregas, motoboy, etc), quantos kms serão rodados por dia e qual o montante de dinheiro que você possui para investir no novo veículo.
Sabendo essas respostas, pesquise as características de cada modelo e veja qual se encaixa melhor nas suas necessidades. Faça simulações de diferentes formas e condições de pagamento, e busque saber quais são os custos adicionais que essa moto te trará: valor do seguro, gastos com combustível, necessidade de manutenção, disponibilidade de peças e etc.
Afinal, compensa alugar moto para trabalhar?
Se você tem dúvidas se compensa alugar moto para trabalhar, a gente te ajuda com a resposta. De maneira geral, não custa caro alugar uma moto, e essa pode parecer uma boa opção para quem não tem o valor completo da moto para pagamento à vista. No entanto, o dinheiro que está sendo gasto mensalmente para pagar o aluguel da moto, poderia estar sendo utilizado para a aquisição desse bem através de alguma modalidade disponível no mercado.
Além disso, algumas empresas que alugam motos possuem critérios que podem limitar o seu uso, como a quantidade de quilômetros que a moto poderá rodar, por exemplo. O que acontece, geralmente, é que, se você exceder esse limite, precisará pagar toda a quilometragem extra, gerando mais um custo adicional. Também há a necessidade de deixar um valor como garantia no momento da locação, o famoso “caução” Apesar desse valor ser reembolsado quando a moto é devolvida, é um dinheiro que você precisará dispor.
Sendo assim, o aluguel de moto para trabalhar é uma opção para quem está precisando de emprego rápido. Porém, a médio e longo prazo, trabalhar com moto própria é muito mais vantajoso, ainda mais através de modalidades como o consórcio de motos, por exemplo.
Benefícios de trabalhar com moto própria
O principal benefício de adquirir a sua moto própria é colocá-la em seu nome. Com isso, você dá adeus à preocupações como quantidade de quilômetros rodados, cauções e etc. Outra vantagem é que ela estará disponível o tempo todo na sua garagem, para que você use não só no trabalho, mas também nas demais tarefas do dia a dia.
Além desses benefícios, alguns estados do Brasil isentam o ICMS para profissionais motociclistas regularizados na compra dos veículos de trabalho a cada dois anos. Isso pode gerar uma economia a mais na aquisição da sua moto. E fique tranquilo! Mesmo que você não tenha o dinheiro da moto em mãos, não tem problema. É possível fazer um bom negócio e fugir dos juros de um financiamento, por exemplo. Quer saber como? Leia a seguir!
Qual a melhor forma de comprar uma moto?
O consórcio de motos é uma das modalidades de compra mais indicadas pois conta com uma série de vantagens para você, que precisa de uma moto para trabalhar. Além da isenção de entrada, também não há juros nas parcelas, somente uma taxa administrativa que é diluída nas parcelas mensais. As opções de planos de consórcio de motos são capazes de caber em diferentes tipos de orçamento, quem escolhe o valor da parcela e o tempo de pagamento é você.
E para comprar a sua moto, basta conseguir a sua carta de crédito contemplada, que é sorteada todos os meses entre o grupo ou, então, arrematada em lances dados pelos consorciados. Aquele que der o maior lance, leva a carta de crédito do mês e pode comprar a sua moto sem demora. Viu como alugar uma moto não compensa quando você pode realizar uma compra planejada com o consórcio de motos?
Simule seu consórcio agora mesmo!
Se você gostou dessa opção, não deixe de simular o seu consórcio com o Mycon. Por aqui, você encontra as menores taxas do mercado, e compra a sua moto para trabalhar gastando 10x menos do que gastaria com um financiamento. Faça a simulação e, se tiver alguma dúvida, fale com nosso super time de Humanos sempre pronto para te ajudar antes, durante e após a contratação do seu consórcio.