Segundo o Mapa da Inadimplência da Serasa, em janeiro de 2023, mais de 70 milhões de brasileiros estavam inadimplentes. Se esse é o seu caso, e você acabou sujando o seu nome, é natural que você tenha dúvidas sobre o impacto disso na sua vida e próximas aquisições que pretende fazer. Como comprar um carro com nome sujo pode ser uma das dúvidas, afinal, todos sabem que a concessão de crédito com o nome negativado pode ser complicada, decidimos te ajudar a responder essa questão separando tudo o que precisa saber antes de dar início ao processo de compra.
A boa notícia é que nada está perdido, e o primeiro passo você já deu: entender o impacto da sua situação para programar muito bem as suas próximas compras. Então, se você quer saber como comprar carro com nome sujo, basta continuar a leitura deste artigo que o Mycon trouxe a resposta. Vamos lá?
Como comprar carro com nome sujo?
Para responder a sua dúvida sobre como comprar carro com nome sujo é preciso entender que, assim como uma aquisição com nome limpo, existem diferentes possibilidades de formas de pagamento. O que vai mudar é a dificuldade de acesso ao crédito, principalmente nas opções parcelas. Veja:
- Compra à vista: nesta forma de pagamento, por ter o valor em mãos, o nome sujo não muda em nada a aquisição do bem.
- Financiar um carro: essa é uma das possibilidade mais difíceis de acontecer já que todas as instituições fazem uma análise de crédito para concessão do financiamento.
- Consórcio automotivo: uma opção viável, desde que o nome seja limpo antes da contemplação da carta de crédito.
Ao longo do texto trataremos mais detalhes sobre cada uma das possibilidades. Acompanhe!
Como funciona o financiamento de carros?
Financiar um carro é uma das formas de aquisição de um automóvel para pagamento parcelado. Nessa modalidade de compra, a instituição financeira libera um valor de crédito para a compra de um carro, podendo ser novo ou seminovo, dependendo das regras de cada instituição. O financiamento consiste numa relação entre as três partes envolvidas no processo de compra do automóvel: o comprador, o vendedor (geralmente uma concessionária de automóveis) e a instituição financeira.
Para que o crédito seja cedido, a instituição financeira faz uma análise de crédito do proponente (comprador), antes de conceder o financiamento. Essa consulta é feita nos órgãos públicos, como SPC e Serasa, por isso, nem todos os consumidores conseguem aprovação para o financiamento. Além dessa consulta, a instituição ainda analisa a renda mensal e o comprometimento dela, ou seja, quanto dessa renda já está comprometida com outras dívidas.
Mas, como funciona o financiamento de carros? No contrato estão presentes todas as informações sobre a transação, como período do financiamento, valor financiado, número de parcelas, juros e correção, além das cláusulas que garantem que o comprador vai honrar com o pagamento integral. Entre essas, a possibilidade de tomar o carro, caso o pagamento não seja realizado segundo o contrato, por exemplo.
O que é preciso para financiar um carro?
Agora que você já entendeu com mais detalhes como funciona o financiamento de carros, vamos te mostrar o que é preciso para financiar um carro a partir de um passo a passo e entender como o nome sujo pode influenciar nesse processo:
1º Ficha cadastral:
O cadastro é feito mediante os documentos pessoais tradicionais, como CPF e RG. Além destes, podem ser solicitados dados de contato, dados do cônjuge, informações sobre as fontes de renda e alguns contatos para referência. Algumas instituições financeiras também podem solicitar informações sobre a posse de bens e os meios de pagamento. Já nesta etapa, é verificado se o nome possui alguma irregularidade.
2º Análise de crédito:
Conforme mencionamos, a instituição financeira faz uma consulta junto aos sistemas Serasa e SPC, cruzando todas as informações sobre o seu score e perfil. Caso você tenha alguma dívida em aberto, seu nome esteja sujo ou seja constatado de alguma maneira que você não é um bom pagador, o financiamento será negado.
Mas, não é apenas esse o fator para negação do crédito: faltar com a verdade também pode prejudicar o processo. Se você não informar corretamente endereço e telefone, por exemplo, mesmo que não tenha nenhuma restrição de crédito, o financiamento pode não ser concedido por divergência de informações.
Aqui também é analisado se você terá condições de arcar com o valor mensal das parcelas. Essa avaliação leva em conta a sua renda total e o valor da parcela não pode ser superior a 30% dos seus rendimentos.
3º Documentação final:
A instituição financeira solicita todos os documentos originais e pessoais, comprovantes de renda e de residência. Ainda, a instituição pode fazer uma checagem destes com as informações passadas para o cadastro. Por isso, sempre preencha tudo corretamente.
Vale a pena fazer um financiamento de carros para negativados?
Infelizmente, não. Isso porque, a maioria das instituições costumam exigir que a pessoa tenha o nome limpo, pois essa informação servirá como garantia do pagamento das parcelas. Porém, algumas instituições costumam conceder crédito para negativados, mas isso vai lhe custar muito caro, veja:
Certas instituições aceitam financiar um carro para quem tem nome sujo, mediante uma entrada que varia de 30% a 50% do valor do veículo, enquanto o restante do valor será parcelado e acrescido de juros e prazos mais curtos do que os financiamentos convencionais.
Outras, ainda, podem pedir uma garantia de pagamento, como um imóvel ou outro bem quitado. Nesse caso, você pode conseguir um crédito maior com juros mais baixos, mas há o risco de perder a garantia, caso não pague as parcelas.
Há ainda o financiamento com avalista, no qual você precisa da ajuda de outra pessoa que tenha o nome limpo e uma boa renda para dar a garantia de pagamento por você. Caso você não consiga pagar as parcelas, essa pessoa será responsável pela dívida.
Compra à vista
Comprar um carro à vista, quando se tem o dinheiro em mãos, é uma boa opção, pois você não passa por nenhuma análise de crédito e não existe nenhum impedimento legal para essa modalidade de compra. Mas, veja algumas dicas e cuidados necessários nesse tipo de transação:
- Carros usados costumam ser mais baratos e pagando à vista, você garante uma melhor negociação. Não esqueça de avaliar as condições do carro e a documentação.
- Procure revendedores conhecidos ou autorizados por empresas automobilísticas. Se você comprar o carro de um particular, pesquise o histórico do carro e a autenticidade dos documentos. Também verifique multas ou pendência antes de fazer a transferência para o seu nome.
Mas, e se você não possuir o dinheiro à vista? Como comprar carro com nome sujo pagando à vista? Será que vale a pena pedir empréstimo para comprar carro nessas condições? Aqui, novamente, você cairá na mesma dificuldade do financiamento. Pode não conseguir acesso ao crédito devido ao histórico ruim de pagamentos ou então pagará juros muito acima da média, com um tempo para pagamento bastante inferior, podendo complicar ainda mais a sua situação.
Comprar um carro com o consórcio
O consórcio de veículos é uma excelente opção para comprar um carro, principalmente para quem deseja planejar a compra, se livrar dos juros e investir com segurança. Essa forma de pagamento é uma modalidade de compra coletiva, na qual um grupo de pessoas se unem e formam uma poupança comum. No consórcio não há juros, somente a taxa de administração e todos os meses um dos participantes é sorteado e recebe a carta de crédito, que será usada para comprar o carro.
- Vantagens do consórcio: economia nos juros, disciplina financeira, flexibilidade na carta de crédito e possibilidade de lances para acelerar a contemplação.
- Desvantagens do consórcio: não há definição de prazo para a contemplação, e se você precisar do carro imediatamente.
Mas, como comprar carro com nome sujo usando o consórcio? Será que é possível? Veja a seguir!
Pode fazer consórcio com o nome sujo?
A compra em si não pode ser feita. Entretanto, você pode fazer um consórcio, ir pagando as mensalidades e regularizar a pendência do nome a tempo da contemplação.
Se seu nome está sujo, você pode contratar um consórcio, pois a análise de crédito nesse momento é mais flexível. Porém, no momento da contemplação, a análise de crédito é mais rigorosa e a carta de crédito não será liberada até a regularização do seu nome. Por isso, é primordial que você se planeje financeiramente para limpar o seu nome antes da contemplação, evitando assim problemas com a liberação da carta de crédito.
Existe a possibilidade de você passar esse consórcio para outra pessoa que tenha o nome limpo e, dessa forma, garantir que a carta de crédito venha ser usada imediatamente após a contemplação. Porém, vale a pena estudar a melhor forma de fazer essa transferência e para quem irá transferir. Afinal, ainda estamos falando de uma carta de crédito contemplada com o valor de compra para a aquisição do seu carro.
Simule seu consórcio no Mycon
Agora que você já sabe como comprar carro com nome sujo, lembramos que participar de um consórcio tendo o nome sujo é permitido, mas exige planejamento e compreensão dessas condições citadas acima, pois será necessário limpar o seu nome até o momento da contemplação para recebimento da carta de crédito. Portanto, o planejamento financeiro é uma ferramenta que pode ajudar você a se programar e se livrar do nome sujo.
Para isso, você precisa contar com o melhor consórcio do Brasil, o Mycon! Somos o consórcio que tem a menor taxa de administração do país, a partir de 9,99% . E sabe por que? O Mycon não tem vendedores e é 100% digital, deixando à sua disposição um time de especialistas para solucionar qualquer dúvida que você tenha.
Gostou do nosso conteúdo sobre como comprar carro com nome sujo? Então, simule seu consórcio de automóveis aqui no Mycon e conheça todas as nossas condições!