É uma estratégia bastante comum – e inteligente – levar em consideração a desvalorização do carro na hora de escolher qual automóvel comprar. Afinal, esse é um ativo que perde valor ao longo do tempo, e conhecer quais são os carros que menos desvalorizam pode te ajudar a fazer um bom negócio.
A desvalorização de um carro ocorre ao longo da sua vida útil, por diferentes fatores, como decréscimo da utilidade, aumento da oferta, aumento da demanda por modelos novos. Ainda há outros fatores mais específicos que podem contribuir para a desvalorização do carro, como o histórico de acidentes, modificações, quilometragem e custo de manutenção.
Então, se você está pensando em adquirir um carro 0 Km ou trocar o seu atual por um mais novo usado, leia a seguir nosso conteúdo e conheça quais os carros que menos desvalorizam no mercado. Vamos lá?
Quanto um carro desvaloriza por ano?
Acho que todos já ouvimos falar que “assim que o carro sai da concessionária, ele já perde valor”. Mas, você sabe quanto um carro desvaloriza por ano? Estima-se, segundo pesquisas de mercado, que os carros desvalorizam 10% ao ano aqui no Brasil. Assim, quando você compra seu carro novo, saiba que ao retirá-lo da concessionária, 10% do seu valor, pelo menos, já está perdido.
Carros que menos desvalorizam
Todas as marcas e modelos de carro desvalorizam com o passar do tempo. Contudo, existem diversos modelos que têm uma desvalorização menos acelerada que outros. Por isso, trouxemos para você, uma lista de carros que menos desvalorizam, assim você pode compará-los e tirar suas dúvidas antes de comprar.
Os dados foram retirados da agência Autoinforme. Para isso, os valores praticados em 2022 foram o ponto de partida para o cálculo de desvalorização, após 12 meses, em 2023. Acompanhe a lista dos carros que menos desvalorizaram em um ano:
- Renault Kwid: ele é o modelo que menos desvaloriza entre os hatches de entrada e, ainda ganhou o selo do hatch mais barato do mercado.
- Chevrolet Onix: modelo compacto que continua sendo um bom negócio, com desvalorização de 6,7% em um ano.
- Audi A3 Sportback e Mini Cooper: incluídos na categoria de hatches premium, são os dois carros que aparecem com 6,7% de desvalorização.
- Fiat Strada: incluído na categoria picapes pequenas, essa é a escolha mais acertada.
- Toyota SW4: pertence à categoria das minivans e modelos de 7 lugares. É a preferida dessa categoria, pois quem a compra sabe que não vai perder dinheiro, pelo contrário, esse modelo tende a valorizar de um ano para o outro.
- Ford Maverick: este é o modelo que menos desvaloriza dentro da categoria de picapes compactas.
- Toyota Hilux: este modelo de picape média é o escolhido pelos que querem garantir pouca perda de dinheiro após alguns anos.
- RAM Classic: a RAM – categoria picape grande – é uma das poucas vendidas no Brasil que ficou com o menor índice de desvalorização.
- Fiat Cronos: esse carro, da categoria sedan pequeno, conseguiu a colocação, dentro dessa categoria, do menor carro com desvalorização anual, por ter um preço menor do que o Onix Plus e HB20S, seus concorrentes.
- Honda City: dentro da categoria dos sedãs compactos, o Honda City leva o primeiro lugar de menor desvalorização.
- Volkswagen Jetta: dentro dos sedans médios, o Jetta surpreende como o menos desvalorizado, uma vez que o Corolla está nessa mesma categoria.
- Fiat Pulse: na categoria SUV de entrada, o Fiat Pulse garante a primeira colocação no Brasil, com menor desvalorização.
- Honda HR-V: lidera a categoria de SUVs compactos, com a menor desvalorização.
- Porsche Macan: na categoria SUVs médios, quem ganha é o Macan.
- Porsche Cayenne: na categoria dos SUVs grandes, o Cayenne assume a liderança de menor desvalorização.
Carros que dão menos problemas
Com certeza todos nós já ouvimos falar de carros que nunca apresentam problemas, não é mesmo? São carros que rodam, rodam e raramente dão algum defeito. Eles têm essa fama por possuírem um conjunto simples e robusto, e outros porque realmente apresentam pouquíssimos defeitos.
Mas, seja qual for o motivo, o que você busca são carros com baixa manutenção, certo? Então, vamos apresentar a lista dos 5 carros que dão menos problemas, de acordo com a reputação entre os consumidores, ou pela fama entre os mecânicos. Há nesta lista, a predominância de modelos japoneses e compactos nacionais, projetados para o “padrão brasileiro de pavimentação”. Fique conosco e confira agora:
- Toyota Corolla: Podemos chamá-lo de um carro de respeito, tanto para os mecânicos, quanto para os donos. Ele sempre teve a fama de ser um carro que não apresenta problemas e de mecânica simples, reputação que carrega desde que surgiu no mercado brasileiro, ainda importado, e continuou depois da sua produção no Brasil (1998).
Os motores 1.8 e 2.0 também são muito econômicos e afamados pela durabilidade e mecânica simples. Outro fator que contribui para o Corolla apresentar poucos problemas é o zelo com o qual os donos preservam o carro, seguindo todas as especificações de orientação do fabricante em relação à manutenção e conservação.
- Honda City: Este é um carro que também carrega o estigma de “duro na queda”. Desde 2001, época do seu lançamento, esse carro possui um conjunto mecânico robusto, econômico e com componentes fáceis de mexer. Hoje, não é mais fabricado no país.
- Nissan March: Feito primeiramente no México e depois no Brasil, o March sempre recebeu o apelido de “carro japonês”, querendo garantir a confiabilidade do Japão. Mas, para além do marketing, a mecânica do Marche realmente era durável e boa. Outro fator era o valor da revisão, bem abaixo dos concorrentes.
- Volkswagen Gol: O veterano inquebrável está aposentado. Desde o motor do Fusca, os motores AP, na fase Autolatina com propulsores da Ford e chegando ao final com motores EA 111 e EA 112, ele nunca perdeu sua alma robusta, o que lhe valeu a fama de inquebrável.
- Hyundai HB20: Adicionado à lista dos carros que não quebram, há pouco tempo, a marca sul-coreana baseia-se nos preceitos da filosofia japonesa, quando o assunto é automóvel: produzir carros com mecânica confiável e revisões com preço justo.
Melhores carros para revenda
Agora que você já conhece quais são os carros que menos desvalorizam, que tal conhecer os melhores carros para revenda? Modelos de carros novos é o que não falta a cada ano! Alguns se destacam, pelo visual, preço ou acessibilidade, entre outros fatores significativos. Mas, é preciso ter muito cuidado para não se deixar levar apenas pelo visual e pela sua vontade.
Além de bonito e confortável, é ideal que o carro tenha uma manutenção simples e não muito cara e que as peças sejam de fácil acesso. Para isso, faça uma pesquisa para saber quais os carros mais sugeridos. Pensando nisso, trouxemos uma lista com os 5 melhores carros para revenda em 2024. Com ela, você vai conhecer se o seu carro é bem valorizado no mercado que facilita a negociação na hora da troca.
- Toyota Hilux: Esta picape é a campeã. Ela conseguiu mais de 30% de aumento no valor para revenda em 2024.
- VW Saveiro: Apesar de menor, esta picape é tão potente quanto a Hilux, e ocupa o segundo lugar no ranking. Tem sido a preferida para o trabalho, tem preço acessível, e valorizou em mais de 20% no preço de revenda.
- VW Voyage: Apesar de estar saindo de linha, ele ainda é uma das escolhas. Ela teve o acréscimo expressivo de 20% de aumento. Se você tem um Voyage, este é o momento certo para a revenda.
- Fiat Argo: O hatch Argo ocupa o quarto lugar, ganhando 18% de valorização no seu preço. E o melhor, ele figura na lista dos carros com melhor consumo da categoria.
- Renault Kwid: Na quinta posição está o Renault Kwid, carro compacto, que teve 17% de aumento no preço para revenda. Ele está entre as melhores escolhas de carros populares, pelo seu excelente desempenho econômico.
Como comprar carros novos ou usados?
Pensando em comprar um carro 0 Km ou trocar o seu por um mais novo, mas não tem todo o valor para pagar à vista e o financiamento te assusta por causa dos juros? Não desanime, faça a sua transação de compra ou troca pelo consórcio de veículos.
No consórcio, você não precisa dar nenhum valor de entrada, as parcelas não possuem juros. É isso mesmo: o único valor a ser pago é a taxa de administração. E nós do Mycon, possuímos a menor taxa administrativa do Brasil. Viu, como ficou fácil realizar seu sonho?
O Mycon é um consórcio totalmente digital, sem vendedores, por isso possui uma taxa a partir de 9,99%. Ainda, para aumentar a suas chances de contemplação, nossos grupos possuem, no máximo, 999 participantes. Você já sabe quais os carros que menos desvalorizam, então, não espere mais, vem pro Mycon!
Simule seu consórcio com o Mycon
Viu quantas informações importantes trouxemos para você? Por isso, agora que você já conhece os carros que menos desvalorizam no mercado, só falta escolher um deles e simular seu consórcio aqui no Mycon. Temos certeza que você vai encontrar o melhor plano, porque aqui temos diversas opções para ir de encontro ao seu orçamento.