Estacionar na rua é, sem dúvidas, um dos maiores desafios dos grandes centros urbanos. Por isso, saber quais são os menores carros do Brasil pode ser muito útil para aqueles que estão buscando nos carros pequenos a praticidade, economia e facilidade para estacionar. Esse é seu caso? Então, você está no lugar certo.
É claro que os carros grandes oferecem mais espaço interno e conforto, mas que às vezes um carro pequeno é mais prático, ninguém pode negar! Principalmente, se pensarmos nas grandes cidades brasileiras, como São Paulo. Tentar estacionar ou manobrar nas vagas disponíveis, um carro muito espaçoso pode ser uma verdadeira dor de cabeça.
Então, se você quer saber quais são os menores carros do Brasil, e está em busca de algumas dicas sobre veículos compactos, como entender quais as vantagens que eles apresentam, e o que é carro compacto e subcompacto, você precisa ler esse conteúdo. Vem com a gente e boa leitura!
Tipos de carros
A aquisição de um carro é, para muitas pessoas, um grande passo que envolve reflexões acerca do preço, necessidade, orçamento e estilo de vida. E saiba que é justamente esses fatores que irão definir a escolha pelo tipo de carro mais adequado para a sua necessidade. Assim, a seguir, traremos os tipos de carros mais conhecidos no mercado de acordo com a sua utilização. Acompanhe:
- Hatch : Esses veículos são muito compactos, porque o porta-malas é anexado à cabine. É o modelo mais vendido, e mais econômico, fácil de manobrar e estacionar. Alguns modelos de hatch: Volkswagen Gol, Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Fiat Mobi.
- Sedan: O sedan é um clássico no mercado, que possui porta-malas, cabine e compartimento do motor. Confortável, acomoda até cinco pessoas, mas são maiores e, por isso, necessitam de uma vaga maior na rua. Os sedans dividem-se nas versões : compacto, médio e de luxo. Alguns exemplos de sedan: Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Honda City
- SUV: A sigla significa Sport-Utility Vehicle ou veículo utilitário esportivo. Essa categoria apresenta modelos com um visual robusto e uma carroceria alta e ampla. São ótimos para transportar cargas e pessoas. Por serem elevados, ultrapassam obstáculos com mais facilidade e trafegam bem em terrenos acidentados. Possuem, ainda, boa quantidade de tecnologia embutida, tornando-os muito versáteis. Os melhores SUVs disponíveis no mercado são: Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Jeep Compass e Renegade.
O que é carro compacto?
O carro compacto é uma categoria de automóvel criada para pessoas que preferem carros pequenos, potentes e confortáveis. Os fabricantes criaram modelos de carros mais econômicos, do ponto de vista de consumo de combustível, e que atendem às necessidades dos usuários. São carros menores e mais leves, também chamados de carros populares. Geralmente, possuem motor 1.0, tamanho médio e boas condições de dirigibilidade.
Os modelos desse grupo tem um espaço interno menor, mas comporta confortavelmente até 4 pessoas. Ainda, ele se destaca pela facilidade de manobrar e estacionar e, como são menos potentes, o gasto de combustível é menor. Os preços das versões de entrada são bem atrativos e muitas pessoas que buscam o primeiro carro, o escolhem. Outro atrativo dos carros compactos é que eles oferecem um baixo custo de manutenção.
É uma categoria bem diversificada, com carros com design apurado e ótimos equipamentos de série. Podemos citar como exemplos de melhores carros compactos: o Renault Kwid, o Fiat Mobi, Uno e o Volkswagen Up. Eles são, inclusive, bons exemplos de quais são os menores carros do Brasil.
Carros subcompactos, compactos e automáticos
Carros Subcompactos
Os carros subcompactos são tipos de carros com dimensões reduzidas do que os da média, mas com grande eficiência. Apesar de serem os menores carros do Brasil, ainda não fazem frente à concorrência dos compactos, por isso não apresentam número expressivo nas vendas, mas mesmo assim, eles apresentam muitas vantagens. Vamos conhecer algumas?
- Por terem tamanho reduzido, eles se locomovem facilmente e podem ser estacionados em vagas menores.
- O consumo de combustível é bem baixo, o que torna o subcompacto uma opção econômica;
E você sabe qual o modelo brasileiro que inaugurou a categoria dos subcompactos? Foi o Ford Ka, lançado em 1996, sendo o carro brasileiro a inaugurar essa categoria. Veja alguns exemplos tipos de carros subcompactos disponíveis e conheça quais são os menores carros do Brasil:
- Volkswagen Up!: Tanto o TSI 1.0 MT quanto o MPI 1.0 I – Motion são os melhores em termos de consumo de combustível (15 km /l na cidade). O TSI 1.0 MT é o mais vantajoso sobre os demais subcompactos, no que se refere ao desempenho de aceleração, indo de 0 a 100 Km em menos de 11 segundos. Chegou ao Brasil em 2014 e foi descontinuado em 2021, mas ainda encontra-se à venda.
- Renault Kwid: Outro subcompacto ágil para o trânsito e ótimo para manobrar. Pesa menos de uma tonelada e o consumo de combustível é muito bom. A manutenção também é barata, pois as peças têm um preço convidativo.
- Fiat 500: O clássico da Fiat esteve presente no Brasil entre 2007 a 2014 e por um pequeno tempo entre 2017 e 2018. Com motor 1.4 Fire, oferece manutenção mais simples, e ainda dispõe do modelo com motor 1.4 Multiair, que é mais potente.
- Ford KA (1ª e 2ª gerações): o KA oferece exemplar em 3 gerações, mas as duas primeiras é que o caracterizam como subcompacto. A primeira geração – 1997 – era equipada com motor 1.0, o famoso 1.0 Rocam de 65 cv. Ainda contava com o 1.6 Rocam de 95 cv. Já a segunda geração – 2008 e 2013 – vem com o motor 1.0 flex Rocam de 73 cv.
- Chevrolet Celta: pode ser considerado o último carro popular da GM – 2000 e 2015 – e faz sucesso até hoje no mercado de usados. Com motor 1.0 com 4 cilindros, é bem econômico e bem conhecido pelos mecânicos, o que lhe garante fácil manutenção.
Carros Compactos
Como já dissemos, os carros compactos são carros de porte pequeno, do tamanho de um carro popular, que atende confortavelmente 4 passageiros. São automóveis que possuem motor 1.0, com boa dirigibilidade, fáceis de estacionar e manobrar. Nessa categoria os hatches são os mais procurados e vendidos.
Esse tipo de carro domina o mercado de vendas no Brasil e possui ótimo custo-benefício, com grandes vantagens para o dia a dia. Vamos conhecê-las:
- Comodidade: o fato de ser compacto não significa que falta espaço. O design dos bancos e painel são projetados objetivando o conforto dos passageiros, e o porta-malas também foi projetado para caber o suficiente.
- Facilidade para estacionar: como é um carro pequeno, manobrar e encontrar uma vaga fica mais fácil, principalmente nas grandes cidades.
- Economia: a economia dos carros compactos se revela em diferentes aspectos, como o valor de mercado, o valor do seguro, e o gasto de combustível.
Vejamos os melhores carros compactos (hatches), do tamanho de um carro popular, mais vendidos no Brasil:
- Volkswagen Polo é o líder de vendas.
- Hyundai HB20
- Fiat Argo
- Chevrolet Onix
- Fiat Mobi
- Renault Kwid
Carros compactos automáticos
Se você procura mais conforto para dirigir nos grandes centros urbanos, saiba que os carros compactos automáticos são econômicos e versáteis, e seu sucesso aumenta cada vez mais. Entre os menores carros do Brasil mais desejados estão:
- Volkswagen Polo (2017 – 2022)
- Honda Fit (2015 – 2021)
- Chevrolet Onix (2019-2022)
- Volkswagen Golf (2014 – 2019)
- Chevrolet Onix (2013 – 2019)
Mas, afinal, quais são os menores carros do Brasil?
Os carros pequenos vem ganhando a simpatia das pessoas, principalmente pela sua versatilidade em atender às necessidades diárias e a facilidade para estacionar nos centros urbanos. Conheça agora quais são os menores carros do Brasil à venda atualmente:
- Chery iCar (3,20 m): automático, bem compacto e com baixa economia, compete no segmento de elétricos.
- Fiat Mobi (3,59 m): é o único subcompacto que a Stellantis já produziu no Brasil.
- Fiat 500e (3,63 m): é o segundo modelo mais curto no mercado brasileiro de versão elétrica, também da Fiat.
- Suzuki Jimny Sierra (3,64 m) : seu porte desproporcional é compensado pela sua valentia no off-road, que deixa muito SUV de porte maior para trás.
- Jac e-JS1 (3,65 m): é o maior entre os menores carros à venda no Brasil. Elétrico e importado da China, tem versões furgão e aventureira como diferenciais.
Como comprar um carro novo ou usado?
Agora que você já sabe quais são os menores carros do Brasil, que tal entender como comprar o seu? Seja um carro novo ou usado, você pode financiar ou entrar em um consórcio para adquirir este tipo de bem. Os financiamentos para carros novos ou usados são bem parecidos, mas algumas coisas os diferenciam. Veja, algumas delas:
- Para carros acima de 3 anos de fabricação, a instituição financeira pode pedir análise do veículo para conferir se o valor é justo ou se há alguma fraude;
- Enquanto para os carros novos a taxa de juros é em média de 1,2%/mês, para os usados ela varia entre 3% e 4,5%.
Mas, para se livrar de juros, entrada e outros entraves logo de cara, você pode comprar seu carro novo ou usado pelo consórcio automotivo. O consórcio não precisa de entrada, nem há juros nas parcelas. Você paga mensalmente somente uma taxa administrativa, que pode variar de administradora para administradora.
Por isso, vem conhecer o Mycon! Somos o consórcio com a menor taxa do Brasil, a partir de 9,99% ao mês, diluído nas parcelas mensais do consórcio.
Faça sua simulação no consórcio mycon
Agora que você já sabe que o consórcio é a melhor forma para você comprar seu carro novo ou usado, não perca mais tempo. Você pode simular o consórcio do seu carro no Mycon, e realizar o seu sonho de maneira responsável, com parcelas que cabem no seu bolso!
Além de te mostrar quais os menores carros do Brasil, conquistá-lo com o Mycon é muito simples. Como somos digitais, tudo é fácil e sem complicações. Você resolve tudo pelo celular, mas também tira suas dúvidas com o time de Humanos super preparado para lhe atender. Vem pro Mycon!