Comprar um carro novo ou seminovo é um sonho para muitas pessoas. Mas, o preço dos veículos vem assustando, não é mesmo? Então, como comprar? A maioria das pessoas parte para um financiamento ou consórcio, mas desconhecem que é possível usar fgts para comprar carros. Por isso, esse é o tema do conteúdo de hoje: como usar FGTS para comprar carros?
Todos os brasileiros atrelam à compra de um carro os conceitos de autonomia e conforto, e isso passa a ser indicadores motivacionais para essa aquisição. Mas, comprar um carro é uma decisão que exige muita organização e planejamento financeiro, porque poucas pessoas têm como pagar à vista um carro novo ou seminovo.
Para resolver esse problema de fluxo de caixa pessoal, fique com a gente e acompanhe a leitura. O Mycon vai esclarecer muitos aspectos sobre a compra de carros, especialmete sobre como usar FGTS para comprar carros novos. Nessa leitura você vai entender se é ou não possível usar o FGTS para comprar um carro, como fazer isso, e quais as melhores opções para você fazer essa compra sem se preocupar com altas taxas de juros e valores de entrada. Vamos lá?
É possível usar FGTS para comprar carros?
Essa é uma pergunta que vem gerando muitas dúvidas e todos esperam que a resposta seja positiva, não é mesmo?. Mas, infelizmente, a resposta é uma só: dentro das regras atuais para saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, não está incluída a possibilidade de saque do FGTS para comprar carros novos ou seminovos.
Então, como funciona o FGTS para comprar carros?
Com certeza você está confuso e pensando: “Se eu não posso usar FGTS para comprar carros, o que estou fazendo aqui?”, “Sempre vejo anúncios de empresas oferecendo opções de compra de carro com FGTS, por que?“, Afinal, pode ou não usar FGTS para comprar carros?”. Calma que a gente te explica. É possível usar FGTS para comprar carros, mas não com o saque tradicional, e sim através do saque-aniversário.
Então, vamos por partes para entender como funciona o FGTS. Primeiramente vamos ver de onde surgiu a ideia de liberar o FGTS para comprar carros novos. O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprar automóveis é uma das propostas viabilizadas pela indústria para que mais brasileiros tenham acesso à aquisição de carros populares.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA – foi quem defendeu essa proposta. E o seu presidente, Márcio de Lima Leite, acreditava que a liberação do FGTS para a aquisição de carros zero km, favoreceria a renovação da frota e reaqueceria o mercado.
Para isso, Márcio citou o exemplo do Chile. O país, em 2022, liberou parte do Fundo de Previdência para a compra de carros novos, o que fez as vendas aumentarem significativamente, superando a Argentina nas vendas.
Em 25/05 de 2023, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou medidas para aumentar o acesso da população ao carro zero quilômetro. Mas, a utilização do FGTS para a compra de carros novos não fez parte desse pacote, infelizmente. Com isso, não foi desta vez que o interesse desse setor foi atendido.
Aliás, muitos outros setores da economia também têm demonstrado interesse para que as regras de saque do FGTS se expandam. É de interesse de outros segmentos que esse valor possa ser utilizado para fomentar o comércio como um todo. Mas, até lá… você precisa saber qual é a única maneira de usar o FGTS para comprar seu carro 0km, não é mesmo?
Mas então, existe alguma outra forma de usar FGTS para comprar carros? Como funciona o fgts para essa modalidade? Sim, é possível usar o FTGS para comprar carros através de uma modalidade de empréstimo por meio do saque-aniversário. E o que é saque-aniversário? Trata-se de uma modalidade opcional de saque do FGTS. Por isso, o trabalhador interessado nela, precisa indicar o seu interesse. Esse saque é feito anualmente.
Através dele, o trabalhador pode retirar parte do saldo do FGTS, no mês do seu aniversário. Ao aderir a ele, o trabalhador perde o direito ao saque do fundo em caso de demissão sem justa causa, mas recebe a multa de 40% sobre o saldo disponível.
Decorre daí o empréstimo ou financiamento vinculado ao FGTS. Então, de maneira resumida, ele funciona como uma antecipação dos saques-aniversário do FGTS. Cada instituição financeira negocia a quantidade de parcelas antecipadas.
Vale lembrar que essa é uma modalidade de financiamento, e que sobre ela incidem juros e outras taxas próprias dos financiamentos e empréstimos. Por exemplo, a Caixa, instituição que opera o FGTS, permite a antecipação de até três parcelas anuais do saque-aniversário. Para cada período antecipado, incide uma taxa de juros de 1,49% ao mês, mais IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e outros encargos.
Vale lembrar que o empréstimo via FGTS não está restrito à aquisição de carros, mas com ele podem ser adquiridos imóveis, motos, caminhões, viagens e outros bens e serviços. Consulte certinho todas as opções e aproveite!
Falando em financiamento, dá para usar o FGTS para amortizar financiamento?
Sim, é possível e você pode usar o fgts para amortizar financiamento de duas formas:
- Amortização do saldo devedor: aqui, os juros continuam e as parcelas continuarão acrescidas das taxas do financiamento e encargos do contrato. Mas, mesmo assim, essa é uma opção vantajosa de usar fgts para quitar financiamento.
- Amortização para diminuir o valor da parcela: aqui você negocia o pagamento de até 80% das parcelas de financiamento, limitado a 12 parcelas.
Mas, se você não quiser mexer no saldo do seu FGTS, que tal conhecer outra forma de comprar carros? O consórcio é uma delas! Com ele, você consegue se planejar para comprar o seu veículo de uma maneira muito acessível. Vem com a gente e analise essa proposta.
O que é consórcio?
O consórcio é uma forma de comprar bens ou serviços através da união de pessoas físicas ou jurídicas, em grupos. O grupo é formado por pessoas que têm o mesmo objetivo: adquirir um bem ou serviço. Eles podem ser casas, apartamentos, terrenos, imóveis comerciais, carro, moto, caminhão, máquinas, viagens, cirurgias plásticas, e muito mais.
O objetivo do grupo é formar uma poupança para a aquisição de um desses bens ou serviços. Esses grupos são vinculados a uma administradora de consórcios, como o Mycon, que deve ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, para a sua própria segurança.
O funcionamento do consórcio é simples e fácil de entender. Nesse sistema, o valor do bem ou serviço desejado é dividido em um prazo determinado em contrato e todos os participantes do grupo contribuem durante esse período. No consórcio, você não paga juros nas parcelas, não existem parcelas intermediárias e não precisa dar nenhum valor como entrada. Você só paga a taxa de administração, que é diluída nas parcelas mensais.
Os consorciados vão sendo contemplados mensalmente, e recebem a carta de crédito para comprarem o bem ou serviço desejado. Essa contemplação pode ser através dos sorteios ou lances. A contemplação segue até que todos os consorciados recebam o seu crédito.
Veja agora as características do consórcio:
- Parcelamento integral;
- Variedade nos prazos de pagamentos;
- Poder de compra à vista;
- Obtenção do crédito por meio de sorteios mensais;
- Oportunidade de antecipar a contemplação através de lances;
- Alternativa de formar ou ampliar seu patrimônio;
- Flexibilidade do uso do crédito.
Como funciona uma carta de crédito?
A carta de crédito é o documento ou título financeiro que o consorciado recebe do consórcio que participa assim que é contemplado pelo sorteio ou lance. Ela equivale ao valor que o consorciado escolhe na contratação do consórcio. Ela funciona como um “vale-compras” e permite a compra do bem ou serviço desejado.
Simule seu consórcio com o Mycon!
Agora que você já tirou suas dúvidas sobre como usar FGTS para comprar um carro novo, que tal optar pelo consórcio Mycon? Aqui, você escolhe carro zero ou seminovo e compra sem pagar juros e não precisa dar entrada. São várias opções de crédito, prazos e parcelas que cabem no seu orçamento. Ao ser contemplado, você pode comprar qualquer marca ou modelo de carro novo ou seminovo com até 10 anos de uso.
E, por que comprar com o Mycon?
- É digital e mais barato;
- Nossa taxa de administração é 50% menor que os juros pagos para bancos. Te cobramos apenas 9,99% de taxa total diluída nas suas parcelas;
- Os grupos têm menos participantes, apenas 999, o que aumenta a chance de contemplação por sorteio;
- Não vamos te empurrar outros produtos;
- Temos mais tecnologia e eficiência.
- Dispomos de um aplicativo para você gerenciar seu consórcio;
- Temos o melhor Time de Humanos para cuidar de você antes, durante e após a contratação do seu consórcio.
Compare o consórcio Mycon com os bancos e demais administradoras e veja as principais diferenças com transparência. Então, aproveite que agora você já sabe como usar FGTS para comprar carros novos e não deixe de simular o seu consórcio com a gente!