Pensando em comprar ou trocar de caminhão? Não sem antes ler este artigo! Na hora de comprar um bem como esse, é recomendado que você busque por diferentes maneiras de adquiri-lo. São diversas formas de comprar um caminhão, entre elas, o financiamento, uma das mais buscadas. Mas, será que o financiamento para caminhão realmente vale a pena?
Para responder essa pergunta, é preciso conhecer a fundo sobre essa forma de pagamento. Afinal, o que é financiamento e como ele funciona? Quando é indicado fazer um financiamento?
Quais as taxas de juros para quem aposta em um financiamento para caminhão? Confira as respostas dessas e muitas outras perguntas, e entenda se o financiamento para caminhão é realmente um bom negócio para você. Vem com o Mycon!
O que é e como funciona o financiamento?
Caminhões são veículos que possuem valores altos devido ao seu grande porte. Sendo assim, não é tão comum encontrar pessoas com condições de realizar essa compra à vista. Neste cenário, surge como uma opção o financiamento tradicional, que nada mais é do que um tipo de empréstimo feito por uma instituição financeira.
No financiamento bancário, aquele que deseja comprar um caminhão, solicita o valor necessário para realizar a compra e assume o compromisso de pagar o montante de volta em parcelas mensais acrescidas de juros. O financiamento pode ser integral, ou seja, chegar em até 100% do valor do caminhão, e o número de parcelas, assim como as taxas de juros, variam (e muito!) de acordo com a instituição financeira.
Na hora de pesquisar sobre opções de financiamento para caminhão, é fundamental realizar simulações em diferentes instituições bancárias, a fim de encontrar as melhores condições de pagamento, limite de crédito, prazos e taxa de juros de financiamento. Também há outras modalidades de compra de caminhão, como o consórcio, que se destacam pela não cobrança de juros nas parcelas. Vamos falar sobre ele mais para frente. Continue acompanhando!
Vantagens do financiamento
Cada uma das formas de aquisição de um bem de alto valor, como no caso dos caminhões, tem seus prós e contras. Com o financiamento bancário não é diferente, e ele também apresenta vantagens e desvantagens. Entre os principais benefícios dessa modalidade, podemos citar:
- Aquisição mais rápida do bem
- Possibilidade de parcelamento
- Prazos de pagamento flexíveis
- Negociação dos juros de financiamento
Afinal, quando é indicado fazer um financiamento?
O financiamento é uma opção indicada quando o comprador deseja um bem de forma imediata, mas não possui valor integral para pagamento à vista. Ao decidir por um financiamento bancário, é importante que o consumidor tenha condição de pagar, não apenas a entrada do financiamento, que geralmente é de 20% do valor total do empréstimo, mas também as parcelas nos meses seguintes sem que isso comprometa mais do que 30% da sua renda.
A indicação do financiamento só é feita quando outras modalidades de compra, como o pagamento à vista ou o consórcio, por exemplo, não se encaixam nos objetivos, capacidade financeira e/ou necessidades do comprador.
Como comprar um caminhão financiado?
O primeiro passo para entender como comprar um caminhão financiado, é saber exatamente qual veículo você deseja comprar. Existem muitas opções, como o caminhão truck, bi-truck, traçado, toco, ¾ ou veículo urbano de carga (VUC). Escolhido o modelo ideal para a sua necessidade, chegou a hora de entender os tipos de financiamento.
O Finame, promovido pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, é o tipo mais buscado por pessoas físicas e jurídicas. Ele permite a compra de caminhões com até 10 anos de fabricação, e um financiamento de até 100% do valor em até 72 parcelas.
Outro tipo de financiamento é o CDC. É uma opção oferecida por diversas instituições financeiras, que conta com um período menor de parcelamento, geralmente de até 60 meses. Essa opção também possui taxas de juros de financiamento mais altas, que são possíveis de serem adiantadas reduzindo o valor final das parcelas.
O leasing é uma outra opção de financiamento que funciona como uma locação do veículo e oferece dois modelos distintos: o leasing operacional e financeiro. No leasing financeiro, o consumidor faz um contrato para pagar um valor mensal para usar o veículo. Ao final deste contrato, o motorista pode optar pela compra do veículo, por um valor bem menor, ou poderá simplesmente devolvê-lo à empresa.
Já no leasing operacional, ocorre o contrário. As parcelas mensais são bem menores, mas para a compra do caminhão ao final do contrato é necessário um pagamento de 80% do valor total do veículo. É importante ressaltar que, nas duas opções de leasing, o caminhão fica no nome da empresa que está financiando, e não do comprador/motorista, como no CDC e Finame.
Agora que você conhece diferentes tipos de financiamento para caminhão, vale gastar um tempinho simulando qual opção faz mais sentido para a sua necessidade. Planeje-se financeiramente para optar por uma modalidade que caiba no seu orçamento. Escolhido o financiamento, você precisará preparar a documentação. Alguns dos documentos essenciais são: Identificação pessoal, como RG e CPF, carteira de habilitação e comprovante de renda.
Lembre-se: quando receber o contrato, leia todas as cláusulas com muita atenção. Aproveite para negociar prazos, taxas de juros e encargos cobrados. Se possível, dê uma boa entrada para conseguir diminuir o valor das parcelas e as taxas de juros de financiamento.
Qual a taxa de juros para financiamento de veículos?
Afinal, qual a taxa de juros para financiamento de veículos? Segundo o Banco Central, a taxa de juros média atual para financiamento de veículos é de quase 30% ao ano, mais precisamente 28,32%. É claro que esse valor muda de uma instituição para outra, conforme o número de parcelas e prazo de pagamento. Porém, esse número não deixa de ser assustador, não é mesmo? O que nos leva ao próximo tópico!
Vale a pena fazer financiamento para caminhão?
A resposta: depende. Como já dissemos, o financiamento para caminhão é recomendado para quem precisa adquirir o bem imediatamente e possui condições de realizar o pagamento à vista. Então, se esse for o seu caso, vale a pena. Agora, se você puder esperar um pouco para adquirir esse bem, existem outras maneiras mais baratas de comprar um caminhão, como o consórcio, por exemplo, que não possui taxa de juros.
Então, qual é a melhor forma de comprar um caminhão?
A melhor forma de comprar um caminhão é aquela em que você gasta menos, certo? Sendo assim, o consórcio de caminhão é a opção certa. Através do consórcio, você programa a sua compra de forma parcelada, sem pagar juros e sem dar entrada. Quando você for contemplado, poderá comprar um caminhão de qualquer marca ou modelo, novo ou seminovo. Demais, né?
Apesar de não ter acesso ao caminhão de imediato, é possível usar os lances como estratégia de aceleração de contemplação. Além dos sorteios, todos os meses os consorciados podem dar lances livres ou fixos, conforme as regras do seu grupo, para tentar ser contemplado com a carta de crédito logo nos primeiros meses.
Sendo assim, no consórcio de caminhão, para comprar o que deseja, você precisa ser contemplado por sorteio ou dar lance, mas faça as contas! Essa é uma opção muito mais econômica que o financiamento para caminhões.
Simule seu consórcio de caminhão pelo mycon!
O consórcio de caminhão do Mycon é a opção mais econômica para a compra, ampliação e renovação de frotas. Até 10x mais barato do que financiamento para caminhão e com taxas administrativas a partir de 9,99%, você encontra várias opções de crédito, prazos e parcelas que cabem no seu orçamento. Assim, além de investir em um bem, você ainda consegue realizar essa compra de forma planejada, sem comprometer a sua renda com juros abusivos.
O consórcio é tão seguro quanto a poupança. E o Mycon é uma administradora regulamentada pelo Banco Central. Nós apenas administramos o dinheiro dos grupos de consorciados, nunca mexemos nele. Todo mês, o Banco Central faz uma varredura nas contas do grupo para garantir que o seu dinheiro está tão (ou mais seguro) do que em uma poupança.
Simule agora mesmo e veja por que o Mycon é melhor que os bancos. Com grupos reduzidos, suas chances de contemplação aumentam muito com a gente, e todo o processo é muito simples e seguro, sem intermediários, sem conversa fiada, feito pelo seu celular. E sempre que precisar, você pode contar com uma ajudinha do nosso Time de Humanos pronto para tirar suas dúvidas antes e depois da aquisição do seu plano de consórcio de caminhão. Sinta a diferença do consórcio Mycon em comparação com financiamento para caminhão e faça a escolha certa!