Durante muitos anos, investir foi sinônimo de colocar dinheiro na poupança. De fato, a velha caderneta de poupança era a maneira mais segura de guardar o nosso suado dinheiro e vê-lo crescer. No entanto, apesar de toda segurança e proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), a sua rentabilidade é muito baixa e, hoje em dia, já existem investimentos melhores que poupança.
Nesse conteúdo o Mycon vai trazer uma lista de investimentos tão seguros quanto à poupança, mas que oferecem maior rentabilidade e resultados financeiros superiores. Ficou curioso, não é mesmo? Então, acompanhe a leitura, dê adeus a poupança e saiba onde aplicar seu dinheiro. Vamos lá?
Quais tipos de investimentos existem?
Basicamente existem três tipos de investimentos: investimentos de curto prazo, investimentos de médio prazo e investimentos de longo prazo. Cada um deles possui características próprias e diferentes produtos financeiros. Mas, qual será a melhor forma de investir dinheiro? Quais tipos de investimentos existem? Vamos conhecer cada um deles!
Investimento de curto prazo
Os investimentos de curto prazo são aqueles cujo resgate se dá em até 2 anos. Para segurança do investidor, esse prazo pede investimentos mais conservadores em produtos como a própria poupança, CDB (Certificado de Depósito Bancário) com liquidez diária, Fundos de Renda Fixa atrelados ao CDI, entre outros.
A Poupança é o mais conhecido investimento de curto prazo, já que nela é possível fazer depósitos e resgates em qualquer dia do mês, sem limite mínimo e tem baixo risco. No entanto, é a que menos traz retorno e já existem investimentos melhores que poupança.
Para investimentos de curto prazo, é necessário um planejamento que atenda os objetivos do investidor, e a escolha de um produto que proporcione bons rendimentos para que o orçamento financeiro não seja comprometido.
Investimento de médio prazo
O investimento de médio prazo é aquele cujo resgate se dá, em média, entre 2 a 5 anos. Existem muitas opções desse investimento, entre elas estão os CDB, as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA). Esse investimento é para quem não quer correr riscos e ter mais segurança ao investir.
Investimento de longo prazo
O investimento de longo prazo é aquele cujo resgate se dá após 5 anos. Existem diferentes opções disponíveis no mercado financeiro, como Fundos de Renda Fixa, Fundos Cambiais, Fundos de Ações, entre outros.
A escolha vai depender da sua necessidade e observar que as principais características desse investimento são rentabilidade, liquidez e segurança. Procure conhecer a instituição bancária e o produto – tarifas, condições para novas aplicações, resgates e regulamento.
Conheça os 7 investimentos melhores que a poupança
Toda pessoa que se preocupa com o futuro já deve ter pensado em como fazer seu dinheiro render. E com certeza, investir foi uma das possibilidades que vieram à mente. Mas, saiba que existem diferentes formas de investir, das mais simples até as mais sofisticadas.
Conhecer as diferentes formas de investimentos é o primeiro passo, para depois escolher a melhor forma de investir dinheiro, de acordo com a sua realidade financeira. É preciso levar em conta alguns fatores como liquidez, risco e retorno do investimento.
Investir não implica, necessariamente, em ter muito dinheiro. É possível começar investindo aos poucos, e continuamente, até obter bons resultados. A poupança é sempre o investimento mais procurado, por ser considerado seguro e que permite o investimento de pequenas quantias. Porém, vamos trazer para você 7 investimentos melhores que poupança. Acompanhe:
1. CDB – Certificado de Depósito Bancário é um bom investimento.
2. Tesouro Direto – É bastante parecido com o CDB, porém o emissor é o próprio Governo Federal. Esse investimento é mais rentável e mais seguro.
3. LCI e LCA – Letras de Crédito Imobiliária e do Agronegócio que possuem incentivo do governo, e são isentos de cobrança de Imposto de Renda e pagam mais que os anteriores.
4. Fundos de investimentos – Existem diferentes opções, como fundos de renda fixa, de renda variável e fundos cambiais.
5. Fundos imobiliários – Nesse investimento, o foco é no setor imobiliário e existe a distribuição de dividendos mensais.
6. Ações – As ações simbolizam uma pequena parte da empresa. Então, investir em ações significa que o investidor possui uma parte de uma empresa. Pode-se investir em diferentes tipos de ações no Brasil ou no mundo.
7. Consórcio – O consórcio não é apenas um meio de adquirir um determinado bem ou serviço, ele também pode funcionar como um investimento para um futuro negócio. Ele é uma forma combinada de economia de recursos com rendimento.
Quais os melhores investimentos para iniciantes
Agora que você já sabe quais são os investimentos melhores que poupança, é preciso saber por onde começar. Entre todos os investimentos existentes, o melhor investimento para iniciantes é aquele que oferece segurança e o menor risco possível. Sendo assim, o Tesouro Selic pode ser uma boa opção, pois trata-se de um título público de renda fixa em que você investe pequenas quantias e o rendimento é pós-fixado, acompanhando a variação da taxa Selic.
Outro investimento rentável e seguro é o Tesouro IPCA. Seu rendimento é de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) e tem uma taxa pré-fixada. É um investimento que traz retornos reais. Também temos o consórcio, uma das formas de investimento mais seguras e viáveis do mercado.
Vários são os motivos para investir em um consórcio. Entre eles, podemos citar que ele é um excelente investimento a longo prazo, pois não há juros. Ainda, não existe entrada e, um fator importante, é que com o consórcio é possível trabalhar a educação financeira, ajudando o investidor a programar a compra do seu bem com segurança e garantia.
Vale a pena investir em consórcio?
Que o consórcio é um dos investimentos melhores que poupança, você já sabe. Mas, será que vale a pena? A resposta é sim! Vale muito a pena investir em consórcio! Ele é um excelente investimento de longo prazo. Podemos citar muitos motivos para você considerar o consórcio como a melhor forma de investir o seu dinheiro. Acompanhe com a gente:
- O consórcio não tem juros: As parcelas são as que cabem no seu orçamento e não há juros que incidam sobre elas.
- Diferentes bens para todas as pessoas: Esse talvez seja o que mais chama à atenção para o consórcio. Com várias opções de crédito, ele pode ser feito para aquisição de diferentes bens, como imóveis e veículos e até mesmo serviços e outros produtos.
- Educação financeira: A maioria das pessoas encontra dificuldade em guardar dinheiro. O consórcio ajuda nisso, pois com a sua aquisição você se organiza e se mantém no planejamento financeiro, já que ele é um investimento a longo prazo.
- Atualização constante dos valores: O cotista que é contemplado somente no final do prazo do contrato recebe seus valores atualizados.
- Vantagem da compra à vista: Esta é um grande facilidade, pois de posse da carta de crédito, o consorciado compra o bem à vista. Com isso, evita burocracia com documentos e pode obter um negócio mais lucrativo.
O consórcio é uma forma para os investidores disciplinados financeiramente e para aqueles que desejam se tornar. Como vimos, são invejáveis as vantagens e vale a pena investir o quanto antes nesta forma de investimento!
Invista com o Mycon
Invista seu dinheiro com o Mycon, o consórcio com a menor taxa do Brasil. Além de oferecermos um dos investimentos melhores que a poupança, por aqui, você terá transparência nas transações desde a assinatura do contrato até o final de sua vigência. Um Time de Humanos especializados está disponível para atendê-lo pelos diversos canais de comunicação disponíveis.
O Mycon possui um aplicativo para investir em consórcio e facilitar a sua vida! Após a compra, você instala o app do Mycon, e pronto! Com ele você acompanha a evolução do seu investimento, os sorteios, pode dar lances e gerenciar tudo na palma da sua mão, como uma conta digital.
[h3] Conheça o Mycotas
O Mycotas é o primeiro marketplace oficial de compra e venda de cotas contempladas. Com ele, os titulares de uma cota contemplada, nas categorias imóveis ou automóveis, podem transferir essa cota para outra pessoa que queira obter o crédito que está disponibilizado. Essa transferência se dá através da cessão de titularidade da cota e está prevista nas regras estabelecidas no contrato de participação em grupo de consórcio, normatizada pelo BACEN.
A negociação é feita diretamente entre quem deseja comprar e quem deseja vender uma cota contemplada. O MyCotas apenas valida os dados financeiros do consórcio que está sendo oferecido e viabiliza o contato entre as partes. Depois do acerto da compra e venda, o cliente Mycon autoriza e inicia o processo de transferência da cota, que ficará condicionada à aprovação e à comprovação financeira do comprador.
O Mycotas é parto do aplicativo para investir do Mycon. Nele, você pode vender sua cota contemplada, o que constitui outra forma de lucrar. Você também pode somar cotas contempladas da mesma categoria (imóveis ou automóveis). Funciona assim: o comprador pode comprar duas ou mais cotas contempladas, proceder com a análise de crédito, transferência e pagamento das taxas individuais e depois somar os créditos disponíveis para utilizar.
Simule o seu consórcio agora mesmo!
Vem para o Mycon agora mesmo e comece a investir seu dinheiro de forma segura e rápida. Você que é iniciante como investidor ou já está acostumado a investir, precisa conhecer o Mycon. Com ele seu dinheiro estará seguro e atualizado sempre.
Simule seu consórcio com o Mycon. Por aqui, tudo é mais fácil e menos burocrático. O Mycon realiza o seu sonho de compra de um determinado bem, e ainda te ajuda a se disciplinar para guardar dinheiro. Mycon é referência em consórcio e consórcio é um dos investimentos melhores que poupanca! Vem pra cá!