Se você está pensando em comprar uma moto, mas não tem dinheiro para dar de entrada ou não quer pagar juros altos do financiamento tradicional, o consórcio pode ser uma excelente opção. Com ele, você pode adquirir uma moto de forma planejada e sem pagar taxas exorbitantes e garantir um ótimo negócio.
Neste texto, vamos mostrar os 6 passos para fazer um consórcio de moto e algumas dicas importantes para você realizar o seu sonho de ter uma motocicleta sem comprometer o seu orçamento.
Qual é o processo para fazer um consórcio de moto?
O consórcio de moto é uma modalidade de compra em que várias pessoas se unem para formar um grupo com o objetivo de adquirir uma moto. O grupo é administrado por uma empresa autorizada pelo Banco Central, que é responsável por organizar os sorteios e lances para a contemplação da carta de crédito.
No consórcio, é determinado o valor total, o número de parcelas e a data para as assembleias mensais, onde ocorrem os sorteios e lances para a contemplação da carta de crédito. A quantidade de participantes por grupo pode variar de acordo com a empresa.
O que é preciso para fazer um consórcio de moto?
Para fazer um consórcio de moto, você precisará de alguns documentos simples, como RG, CPF, comprovante de renda e residência. O Mycon irá avaliar o seu perfil e te auxiliar na escolha do melhor plano e, assim, adicionar você em um grupo de consórcio com outras pessoas para dar continuidade ao processo.
Após ser contemplado, outros documentos serão solicitados para a utilização da carta de crédito na compra da moto.
É preciso dar entrada?
Não. Ao contrário do financiamento tradicional, você não precisa dar entrada para fazer um consórcio de moto. Após ser aprovado pela administradora, já inicia o pagamento das parcelas combinadas.
Como funcionam as parcelas do consórcio?
O pagamento das parcelas é mensal e deve ser definido no momento do contrato com a administradora. É importante escolher um valor que esteja dentro do seu orçamento para não ter problemas ao longo do contrato.
O que é indicado pelo Mycon é que você não ultrapasse 30% da sua renda mensal para destinar a compra do seu consórcio e ao pagamento das suas parcelas. Dessa forma, você garante um planejamento maior sobre seus gastos fixos mensais e evita comprometer seu dinheiro.
Como funciona a contemplação?
Existem três maneiras de receber a carta de crédito para adquirir a sua moto: ser contemplado por sorteios, pela oferta de lance ou quando encerrar todas as parcelas.
O sorteio é a maneira mais tradicional para o consorciado ser contemplado. O consorciado sorteado recebe todo o valor do consórcio, mesmo que não tenha terminado de pagar as parcelas. Os sorteios acontecem em assembleias organizadas pelas administradoras mensalmente. Para quem não quer contar apenas com a sorte, é possível dar um lance, como em leilões. Durante as assembleias mensais, o consorciado que der o maior lance vencerá e será contemplado.
Se não foi contemplado pela oferta de lances e nem foi sorteado ao longo do consórcio, todo o crédito ficará disponível após o pagamento da última parcela.
Qual moto pode ser comprada com o consórcio?
Qualquer uma! Com o valor da carta de crédito, é possível comprar qualquer motocicleta. Caso a opção escolhida seja mais cara que a carta de crédito do consórcio, o consorciado pode completar com mais dinheiro.
Se o dinheiro disponível do consórcio for maior que o da motocicleta é possível utilizar 10% desse valor da carta de crédito para os gastos com documentação.
Fazer um consórcio de moto vale a pena?
Se você não está com pressa para ter a sua motocicleta na garagem, o consórcio de moto é uma excelente opção. Sem entrada, sem incidência de juros e com muitas outras vantagens, como mostramos ao longo do texto.
Fazer um consórcio é a garantia de um bom negócio e, fazê-lo pelo Mycon é a certeza de que sua escolha foi a melhor possível, sem dúvidas. O consórcio com a menor taxa do Brasil também é aquele que mais contempla. Além de ser barato e oferecer uma rápida contemplação, ainda conta com um time de humanos preparado para ajudar em qualquer momento da sua compra.
Agora, se ainda está em dúvidas sobre se vale a pena contratar o Mycon, acesse o nosso site agora mesmo e faça sua simulação para fazer um consórcio de moto.