Você já quis conquistar um bem através do consórcio, mas sempre teve aquele pé atrás? Faltou confiança para entender certinho como as coisas funcionam, não é? Tudo bem, é super compreensível! Precisamos saber muito bem onde colocamos nosso dinheiro para não cair em golpes ou maus negócios. É por isso que o Mycon fez questão de responder as principais dúvidas sobre consórcio neste resumão!
Continue a leitura e responda a todas aquelas questões que te impedem de fechar um consórcio. No final, sua confiança estará lá em cima, nós prometemos – e te esperamos para fazer sua simulação!
Então, vamos às 7 perguntas que sempre enchem a nossa caixa de mensagens!
1 – Como funciona o consórcio?
O consórcio é uma maneira de conquistar um bem de forma coletiva. Você decide o que quer adquirir (carro, imóvel, moto, serviços) e qual o valor que necessita para tornar esse sonho realidade. Em seguida, fecha um plano com determinado número de parcelas e prazo. A partir daí, você entra em um grupo com outras pessoas que estejam em busca desse mesmo objetivo e passa a pagar parcelas todo mês. O dinheiro desse grupo é acumulado em um fundo comum.
Todo mês alguém do grupo tem direito ao dinheiro acumulado para comprar o bem tão desejado. Essas contemplações acontecem por sorteio mensal, mas também podem ser aceleradas por lances (vamos falar mais sobre eles daqui a pouco!). O que vale a pena lembrar é que, até o final do prazo, todos os participantes do grupo serão contemplados. Portanto, é uma forma garantida de conquista, pagando bem menos do que um financiamento.
2 – Consórcio demora?
Nenhum consórcio pode te garantir a contemplação em um determinado tempo ou prometer uma contemplação mais rápida, ok? Agora, uma coisa podemos te contar com toda certeza: o Mycon é o consórcio que mais contempla no Brasil. Segundo dados do Banco Central do Brasil (BACEN), a média de contemplação do Mycon é de 5,5%, enquanto a média dos outros consórcios é de 3,2%.
E a explicação para isso é simples: nossos grupos são menores do que a concorrência. Enquanto juntamos no máximo 999 pessoas, as outras administradoras geralmente fazem grupos de 2.000 a 4.000 participantes. É claro que a proporção faz diferença na hora da contemplação – e isso também significa mais saldo disponível no grupo.
Além de ter mais chances de ser sorteado em um grupo pequeno, você também pode acelerar sua contemplação através das estratégias de lance! E isso nos leva à nossa terceira pergunta mais frequente…
3 – Como funcionam os lances?
A partir do momento que adquire um consórcio, você já participa automaticamente dos sorteios de contemplação (que são realizados pela Loteria Federal). Mas por que esperar a sorte acontecer se você pode usar estratégias?
No consórcio, é possível tentar acelerar a contemplação oferecendo lances, que podem ser de dois tipos, livre ou fixo.
No lance livre você adianta uma parte do pagamento do seu consórcio. Funciona como um leilão: durante as assembleias os participantes do grupo podem dar lance e quem ofertar a maior porcentagem em relação ao valor total da própria carta é o contemplado.
Já o lance fixo é uma modalidade em que você e todos do seu grupo podem ofertar uma porcentagem fixa (acordada pela administradora de consórcio). Se houver lances iguais nessa modalidade, acontece uma espécie de segundo sorteio porque o contemplado vai ser quem tiver o número da cota mais próximo ao número da cota contemplada na assembleia.
E se você for contemplado por lance livre ou fixo, tem algumas opções de pagamento:
- Recursos próprios – Se você tem um dinheiro guardado pode usar para pagar seu lance.
- Lance embutido – Você não desembolsa dinheiro, usa parte da sua carta de crédito para pagar o lance e aí recebe uma carta com um valor menor.
- FGTS – Se for uma carta de imóvel, você pode usar o seu FGTS e, neste caso, você precisa seguir as regras determinadas pela Caixa Econômica Federal.
Para turbinar seu lance e torná-lo competitivo no grupo você também pode usar outras estratégias como a venda do seu carro. É uma ótima tática para quem quer trocar de carro. Dessa forma, você pode vender o seu carro usado e usar o valor do veículo como um capital para ofertar um lance mais alto e ser contemplado rapidamente.
4 – O que é melhor: financiamento ou consórcio?
Vamos ser sinceros? A resposta aqui é: depende! Depende dos seus objetivos. Se você tem pressa para adquirir um carro ou uma casa, então o financiamento pode ser a melhor opção. Você realmente consegue ter seu bem em mãos de forma rápida, se o financiamento for aprovado, é claro. Mas pare pra pensar: a que preço?
Com os altos juros do financiamento, a longo prazo você acaba pagando o dobro (ou até o triplo) do valor do seu bem. Sem falar que com imóveis você precisa dar uma entrada de no mínimo 30% do valor total. É muito dinheiro! Então será que vale a pena gastar seu orçamento assim, sendo que existem outras opções mais inteligentes?
Se você está tranquilo para esperar seu bem ou tem tudo muito bem planejado para o futuro, o consórcio é a opção certa! No consórcio não existe cobrança de juros e nem entrada. Há apenas uma taxa de administração que se mantém fixa do início ao fim – e a do Mycon é a menor do mercado, sabia?
As parcelas mensais são baixas e com o Mycon você também tem muitas facilidades, como o plano Paga Metade, que te permite pagar meia parcela até contemplar e, dessa forma, aliviar as finanças até conquistar o bem.
Quer ver outras diferenças? Com o consórcio, você pode comprar qualquer bem ou serviço, seja carro (novos ou seminovos), caminhão, moto, casa, apartamento, terreno, espaço comercial, viagens, cirurgia plástica, festa de casamento, etc. Já o financiamento tem um uso bem mais limitado.
Além disso, você não precisa comprovar renda para comprar um consórcio, comprova apenas depois da contemplação. Já no financiamento você precisa apresentar a documentação logo no começo, é bem mais burocrático
Ah, e vale lembrar, aquela história de financiamento é mais rápido do que consórcio é verdade só para quem não souber acelerar a contemplação através de lances (falamos dessa dúvida no número 3, volta lá!). E você também pode dar sorte no sorteio logo nos primeiros meses, já pensou?
5 – Consórcio é confiável?
Existem tantos golpes atualmente que as pessoas ficam receosas com tudo, né? É super normal! Afinal, ninguém quer perder o dinheiro conquistado com tanto esforço. Mas pode confiar: o Mycon, assim como todo o sistema de consórcios do Brasil, é muito seguro.
Pesquise se a administradora de consórcios é regulamentada pelo Banco Central do Brasil. É esse o órgão que fiscaliza todos os grupos para ter certeza de que está tudo conforme a lei. Lembre-se: no consórcio, o dinheiro que você paga nas parcelas é seu. O Mycon apenas administra e gerencia os grupos para garantir a segurança do seu dinheiro.
Além de ser 100% fiscalizado, o Mycon faz parte do Grupo Coimex, um grupo que tem mais de 70 anos de existência e 49 anos de experiência no mercado de consórcio.
E quem já é cliente Mycon tem uma experiência tão boa que somos campeões em indicação com uma taxa de 91%. Nossos concorrentes não chegam nem a 45% de indicação.
6 – É necessário comprovar a renda?
Como já comentamos, para contratar o consórcio você não precisa comprovar renda, podendo, inclusive, estar com restrição no nome. No entanto, para receber sua carta de crédito após a contemplação, você precisa estar com a documentação certinha e, aí sim, comprovar renda.
Você precisa comprovar uma renda que mostre que a parcela do seu consórcio não vai ser superior a 30% da renda bruta. E se, por acaso, não tiver como comprovar a renda sozinho, pode somar com a do seu cônjuge, desde que sejam casados em regime de comunhão parcial ou total de bens.
Caso não consiga acabar com as pendências no seu nome no prazo determinado, pode transferir a titularidade ou até mesmo vender a carta contemplada no MyCotas e ganhar um dinheiro com isso!
7- E se as contas apertarem ou os planos mudarem?
Sabemos que é muito bom seguir com um plano até o fim, mas no meio do caminho as coisas podem mudar. De repente você queria um apartamento, mas a família cresceu e agora precisam de uma casa maior. Ou as contas apertaram e seus planos precisam ser adaptados para algo mais econômico. Como fica o consórcio?
Existem muitas possibilidades para quem precisa reajustar a rota. Se os planos mudaram, dá para aumentar ou reduzir o valor da sua carta, por exemplo. Você também consegue transferir sua cota para outra pessoa ou vender sua cota contemplada.
Se você estiver passando por alguma dificuldade financeira, não se complique, fale com nosso Time de Especialistas e podemos negociar parcelas em atraso ou até mesmo congelar as parcelas por 3 meses para você se reorganizar sem precisar cancelar seu consórcio e se manter na rota para o seu sonho!
Dúvidas respondidas!
E aí, tudo mais claro agora, né? Já que não tem mais dúvidas sobre como funciona um consórcio, está na hora de fazer sua simulação no nosso site e ficar mais perto do seu sonho – com total economia, segurança e inteligência!
No Mycon, ajudamos os brasileiros a mudarem de vida com parcelas justas e acessíveis. Aqui não tem juros, não tem entrada e não tem dor de cabeça. Tire seus planos do papel agora mesmo! Faça sua simulação em menos de 3 minutos ou fale com nosso Time de Especialistas.