Você sempre teve o sonho de comprar um imóvel, mas se sente perdido quando se depara com as altas taxas de juros e valores de entrada de um financiamento imobiliário? A gente te entende! Saiba que você não está sozinho e milhões de brasileiros nos procuram, todos os dias, atrás de alternativas para comprar a sua casa própria de uma forma mais acessível e vantajosa.
A boa notícia é que no conteúdo de hoje, o Mycon vai te apresentar outras formas de comprar um imóvel além do tradicional financiamento. Se você quer saber qual a melhor forma de comprar um imóvel, e o que você precisa para comprar um apartamento ou casa, é só continuar acompanhando a leitura. Vem com a gente!
5 opções para comprar um imóvel
Se você é do time que quer entender como comprar um imóvel com renda baixa ou como comprar imóvel sem entrada, o caminho para a realização do seu sonho está, sem dúvidas, em uma das opções a seguir. Juntar dinheiro, pedir empréstimo, entrar para um consórcio e contar com uma ajudinha do FGTS são algumas das opções que vamos abordar como formas de você comprar um imóvel. Acompanhe e conheça os prós e contras de cada um.
1. Compra à vista
Comprar um imóvel à vista é, sem dúvidas, um desafio, já que se trata de um investimento de dinheiro muito alto de uma vez só. A parte positiva dessa opção é que ela te dá mais poder de negociação, fazendo com que o valor final do imóvel fique bem mais atrativo.
Porém, a gente sabe que a realidade do brasileiro impede que a maioria junte essa quantia, ou então faça com que esse processo leve muitos anos. Então, se essa não é uma opção que faz sentido para você, não se desespere. Ainda há outras a seguir que caberão no seu bolso.
2. Juntar dinheiro
Você já parou para fazer as contas de quanto precisaria juntar por mês para comprar um imóvel? Poupar um pouquinho todos os meses é uma opção que deve ser considerada, mas que requer paciência, já que juntar o montante suficiente para comprar uma casa pode levar anos.
Outro ponto negativo de ir juntando e juntando mês após mês é a volatilidade do mercado. Ela faz o valor dos imóveis aumentar rapidamente, o que pode fazer com que o dinheiro poupado depois de muito tempo não seja mais suficiente para a compra do imóvel desejado. Mas, não desanime!
Existem opções melhores para quem quer guardar dinheiro para a compra de um imóvel e não consegue sozinho ou, ainda, não encontrou um produto financeiro que faça o dinheiro render de acordo. Continue a leitura que chegaremos lá!
3. Pedir um empréstimo
O empréstimo pessoal é outra opção muito buscada por quem precisa de dinheiro rápido para comprar um imóvel. No entanto, essa opção se assemelha muito ao financiamento imobiliário em relação às taxas de juros muito altas. Além disso, nem todas as pessoas têm acesso a esse tipo de empréstimo, já que é necessário comprovação de renda e etc.
Nossa dica é: antes de optar por um empréstimo, conheça outras formas de adquirir um imóvel, como o consórcio, que falaremos em detalhes a seguir.
4. Usar o saldo do FGTS
O FGTS é um recurso bastante utilizado na compra de um imóvel, ou em parte dele. No entanto, não é todo mundo que conta com esse dinheiro e, mesmo aqueles que possuem um valor considerável na conta do FGTS, o seu uso pode limitar a compra para apenas alguns tipos de imóveis e regiões. E quando falamos do sonho de comprar um imóvel, não tem como abrir mão da casa que escolhemos, não é mesmo?
Sendo assim, antes de fazer todo o planejamento da compra do seu imóvel contando com o saldo do FGTS, é importante verificar todas as regras e restrições que devem ser seguidas por quem pretende usar esse dinheiro na hora de comprar um imóvel. Além disso, é fundamental conhecer as modalidades de compra de um imóvel que aceitam o FGTS como parte do valor. Um desses casos é o consórcio, que veremos a seguir!
5. Entrar em um consórcio
Comprar uma casa parece impossível para você com as opções anteriores? Então, o consórcio imobiliário vem para te devolver as esperanças! Lembra quando falamos sobre juntar dinheiro para comprar uma casa? Então, o consórcio funciona mais ou menos assim!
Ele é ideal para quem quer ter educação financeira para realizar esse sonho. Com ele, é possível adquirir um imóvel por meio de parcelas mensais que cabem no orçamento e já são preestabelecidas no início do contrato. Além disso, nessa modalidade, é possível comprar um imóvel sem entrada e conseguir negociações muito melhores.
E o melhor: através do consórcio você também não precisa, necessariamente, esperar o fim do contrato para adquirir o seu bem. Todos os meses são feitos sorteios e os consorciados que não forem sorteados ainda podem dar lances para acelerar a compra do imóvel e conquistar a carta de crédito.
Vale a pena financiar um imóvel?
Como já falamos, o financiamento imobiliário é uma opção bastante considerada por quem não tem todo o dinheiro necessário para comprar um imóvel à vista, mas deseja adquiri-lo imediatamente. Porém, é importante avaliar as condições financeiras e as ofertas disponíveis antes de tomar essa decisão, certificando-se de que terá condições de arcar com as parcelas mensais acrescidas de altas taxas de juros.
É importante lembrar que existem diferentes formas de financiamento, mas todas elas implicam em altas taxas de juros. Esses valores, muitas vezes, podem resultar em um custo total do imóvel muito alto ao longo do tempo. Acredite se quiser: há contratos em que o valor total do financiamento seria suficiente para a compra de dois imóveis. E no final dos anos você estará lá se perguntando, afinal de contas, quanto custa comprar um apartamento?
Sendo assim, antes de entrar em um financiamento imobiliário, avalie as condições oferecidas pelo banco ou instituição financeira, como prazos, taxas de juros, valor das parcelas e possibilidade de quitação antecipada. Além disso, por se tratar de uma compra importante, é imprescindível conhecer outras formas de comprar um imóvel, como as que listamos acima.
Qual a melhor forma de comprar um imóvel?
Se você ficou na dúvida se realmente vale a pena financiar um imóvel, talvez esteja se perguntando qual a melhor forma de comprar uma casa e como comprar um imóvel com segurança. A maneira ideal não existe, já que isso depende das condições financeiras e objetivos de cada comprador.
Porém, o consórcio é uma opção interessante que deve ser considerada para aqueles que desejam adquirir um imóvel de forma planejada e sem juros. Então, pra você que quer saber como comprar um imóvel com renda baixa, aqui vai uma explicação de como um consórcio funciona:
O consórcio funciona como um grupo de pessoas que se unem para comprar um bem em comum, nesse caso, um imóvel. Cada participante paga uma parcela mensal, que é utilizada para formar uma poupança coletiva que contemplará, a cada mês, um ou mais integrantes do grupo com uma carta de crédito.
Uma das vantagens do consórcio é que ele oferece parcelas previsíveis, o que facilita o planejamento financeiro a longo prazo. Além disso, não tem taxas de juros, como no financiamento bancário. Isso porque elas são apenas taxas administrativas e os reajustes anuais já estão previstos em contrato. Outro ponto positivo do consórcio é que ele não exige um valor de entrada, o que pode ser uma vantagem para aqueles que não têm um grande montante de dinheiro para dar como entrada em um financiamento.
Porém, é importante destacar que o consórcio pode demandar um pouco mais de tempo para a aquisição do imóvel, já que a contemplação pode ocorrer apenas ao longo dos meses ou até mesmo anos, caso o consorciado não dê um lance vencedor ou não seja sorteado. Além disso, é importante escolher uma administradora de consórcios confiável e com boa reputação no mercado, para evitar problemas no processo.
O que precisa para comprar um apartamento ou casa?
Para comprar um imóvel, é necessário providenciar alguns documentos, que variam de acordo com a modalidade de compra. Os principais da lista são: documento de identidade com foto e CPF, comprovante de estado civil, residência, renda e imposto de renda. Também é importante ter a documentação completa do imóvel, como matrícula, certidões de débitos e IPTU, para garantir que a sua nova casa ou apartamento não possui nenhuma pendência.
Para comprar um imóvel também é necessário definir o orçamento que caiba no seu bolso. É ideal analisar tanto o valor total, como as parcelas que serão pagas mensalmente. Em casos onde exista a necessidade de entrada, saiba que ela é de, no mínimo, 20% do valor do imóvel. Agora, se a opção escolhida for o consórcio, lembre-se de que não há necessidade de pagamento inicial, ok?
Simule seu consórcio
Quer saber qual a forma mais barata de comprar um imóvel? É com o Mycon! Simule agora mesmo e sinta a diferença no seu bolso. Com a gente, você paga 10x menos do que em um financiamento. O consórcio Mycon é digital e não tem vendedores. Por isso, tem a menor taxa de administração do mercado, a partir de 9.99%.
Além de pagar até 50% menos do que fazendo consórcio com outras administradoras, por aqui as suas chances de contemplação são muito maiores. Isso porque nossos grupos têm até 990 pessoas. Conheça nossas opções de consórcio imobiliário e venha realizar o seu sonho com a gente!